Geral

Vitória e Vila Velha abrem vagas para vacinação de pessoas com comorbidades nesta segunda

Os agendamentos começam a partir das 17h no site das prefeituras; em Cariacica, o agendamento está aberto desde o último sábado

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Já estão sendo vacinadas as pessoas com comorbidades no Espírito Santo. Oficialmente, a imunização do novo grupo começou nesta segunda-feira (03) e será dividida em duas fases. De acordo com o Ministério da Saúde, quase 600 mil capixabas devem ser vacinados neste grupo. Na Grande Vitória, a Capital e Vila Velha abrem agendamento nesta segunda a partir das 17h. Em Cariacica, o agendamento começou no último sábado (1). 

Na primeira fase da vacinação do Estado, serão vacinadas pessoas com idades entre 18 e 59 anos, com as seguintes condições: que tenham Síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental (autismo, paralisia cerebral ou outras síndromes que desencadeiam a deficiência intelectual/mental); pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise); pessoas com fibrose cística; gestantes e puérperas com comorbidades; pessoas com obesidade mórbida.

Também serão vacinadas, nessa etapa, quem tiver entre 55 e 59 anos e que tenha deficiência permanente e seja cadastrado no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Agendamento na Grande Vitória

Em Vitória, o agendamento online será aberto às 17 horas, para vacinar pessoas com comorbidades, conforme grupo definido pelo Estado: pessoas com Síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental; pessoas com fibrose cística; Gestantes e puérperas e pessoas com obesidade mórbida. O município já  aplicou 89.366 vacinas da primeira dose e 46.054 da segunda, resultando num total de 135.420 doses, o que representa 24,4% da população. O agendamento pode ser feito em https://agendamento.vitoria.es.gov.br/.

Em Vila Velha, os agendamento serão abertos também nesta segunda-feira (03), às 17h, para alguns grupos. "Outros serão imunizados in loco conforme a Resolução Estadual CIB 048/2021". A vacinação terá início nesta terça-feira (4).O agendamento pode ser realizado em https://vacina.vilavelha.es.gov.br/.

Em Cariacica, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) começou no sábado (1º) a vacinação de pessoas com comorbidades. O agendamento está aberto no site vacina.cariacica.es.gov.br. O primeiro grupo a ser vacinado são pessoas com idades entre 18 e 59 anos de idade com as comorbidades listadas nesta matéria. A Prefeitura da Serra ainda não informou quando vai abrir o agendamento. 

Segunda fase da vacinação

Já na fase dois, haverá um escalonamento da faixa etária, sendo que o primeiro grupo a ser imunizado será o de pessoas entre 50 a 59 anos. Em seguida, as de 40 a 49 anos, de 30 a 39 anos e de 18 a 29 anos.

Nessa etapa receberão a vacina: pessoas com comorbidades pré-determinadas no PNO; gestantes e puérperas, independentemente de condições pré-existentes; e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Documentação exigida para a imunização:

No momento da vacinação, deverá ser apresentado um dos documentos abaixo relacionados, além do documento de identificação com foto:

I. Laudo médico;
II. Prescrição médica;
III. Declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz tratamento.

Poderão ser utilizados também os cadastros já existentes dentro das Unidades de Saúde.

- A data do documento comprobatório deverá ser de 2018 em diante, ou seja, dos últimos 3 (três) anos, para condições permanentes;
- Para condições adquiriras e transitórias (gestantes e puérperas), os serviços de vacinação deverão reter a cópia de comprovação de 90 dias;

Grupo prioritário

a) Na faixa etária entre 18 e 59 anos de idade:

1. Pessoas com Síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental (autismo, paralisia cerebral ou outras síndromes que desencadeiam a deficiência intelectual/mental);
2. Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise);
3. Pessoas com fibrose cística;
4. Gestantes e puérperas com comorbidades pré-determinadas no PNO, conforme anexo;
5. Pessoas com obesidade mórbida (índice de massa corpórea - IMC maior ou igual a 40).

b) Na faixa etária entre 55 e 59 anos de idade:

1. Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Considera-se deficiência intelectual/mental os indivíduos com limitações nas habilidades mentais gerais, que impedem as suas atividades habituais e exigem autocuidados.

Além disso, para as pessoas com doença renal (diálise), é recomendado que sejam vacinadas in loco, ou seja, nas clínicas de diálise, visando agilizar o processo de vacinação e reduzir a necessidade de idas aos serviços de saúde. Aqueles que porventura não sejam vacinados nestas ações extramuros poderão ainda ser imunizados nas salas de vacinação.

Lista das comorbidades

Diabetes
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão Arterial
Insuficiência cardíaca
Hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocartiopatias e Pericardiopatias
Doenças da Aorta
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas
Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
Doença cerebrovascular
Imunossuprimidos
Hemoglobinopatias
Obesidade mórbida
Síndrome de Down
Cirrose hepática 


Pontos moeda