Geral

Travestis e transexuais negros falam de saúde e empregabilidade no ES

O evento acontece até esta sexta-feira (26), no auditório da Casa dos Direitos “Advogado Ewerton Montenegro Guimarães”, em Vitória

Redação Folha Vitória

Foto: Divulgação / Sedh

Com o objetivo de formar lideranças, o VIII Encontro Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros acontece até esta sexta-feira (26), no auditório da Casa dos Direitos “Advogado Ewerton Montenegro Guimarães”, em Vitória, a partir das 9 horas. Dentre os temas debatidos ao longo da semana estão empregabilidade, saúde, juventude e envelhecimento.

O evento é organizado pelo Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (Fonatrans), em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e do Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (Gold).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“O encontro do Fonatrans traz formação para os membros e as pessoas que têm interesse. Reunimos pessoas de vários lugares do país, com uma programação extensa e bem política. Nosso objetivo é apresentar as nossas lideranças e destacar que travestis e todas as transgeneridades podem viver harmoniosamente com toda a sociedade. Somos pessoas trans e queremos ter direitos iguais a todos”, explicou Jovanna Cardoso, presidente do Fonatrans. 

A programação teve início na última quarta-feira (24), com diálogos a partir do tema “Empregabilidade Trans. Por onde começar? E educação sexual e sustentabilidade no ambiente de trabalho”. 

A roda de conversa contou com a participação de Alana Vargas, Gilney Matos e Mika Freitas.

No período da tarde, “Saúde Transmasculina e Invisibilização” foi a temática discutida, com Rudá Gualberto e Cauê Assis. Já Jovana Baby, Bruna Ravena e Bárbara Queiroz abordaram o tema “Captação de Recursos por onde iniciar a busca ativa”.

Nesta quinta-feira (25), o tema das conversas se desenvolveu a partir do conceito “População Trans Negra. Como facilitar o acesso às Políticas de Saúde”, conduzido por Letícia Carolina e Andressa Sheron. 

No período da tarde, Colle Chritine, Thaylla Vargas e Mikael Ângelo discutiram sobre a “Juventude Trans Negra” em uma palestra. 

Na sequência, o “Envelhecimento da População Trans Negra” foi pauta do bate-papo com Sandra Luiza, Jovanna Baby e Beatriz Chaves. O concurso Garota e Garoto Fonatrans foi o evento escolhido para fechar o dia.

Nesta sexta-feira (26), às 9 horas, acontecerá a Plenária de Otimização, aprovação de encaminhamentos e relatórios.

Pontos moeda