Geral

Ifes oferece 380 vagas em cursos técnicos e de qualificação profissional em Vitória

Os interessados devem fazer a inscrição de 22 de junho a 19 de julho. A isenção da taxa de inscrição (R$ 51) poderá ser solicitada até 10 de julho

Vas são para o campus de Vitória Foto: Divulgação

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus de Vitória abriu edital com 380 vagas para cursos técnicos e de qualificação profissional. O primeiro edital tem 160 vagas nos cursos técnicos concomitantes de Eletrotécnica, Mecânica, Estradas e Metalurgia; e mais 80 vagas nos cursos subsequentes de Geoprocessamento e Segurança do Trabalho.

Na modalidade concomitante, o aluno deve estar cursando o ensino médio em outra instituição. Apenas o ensino técnico é feito no Ifes. A exigência da série do ensino médio varia de acordo com o curso e deve ser observada no edital. Já no caso dos cursos técnicos na modalidade subsequente, é exigido ensino médio completo.

Os interessados devem fazer a inscrição de 22 de junho a 19 de julho. A isenção da taxa de inscrição (R$ 51) poderá ser solicitada até 10 de julho. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do Ifes, clicar em Processo Seletivo 2015 e escolher a opção PS 27/2015. Nessa página de acompanhamento, está disponível o edital completo e será disponibilizado o link do Sistema de Inscrição On-line. A prova está marcada para 2 de agosto.

As outras 140 vagas são para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). São oportunidades para os cursos técnicos de Guia de Turismo, Segurança do Trabalho e Metalurgia; e ainda para a qualificação profissional de Cadista para a Construção Civil. Na qualificação profissional, o aluno recebe, ao final, uma certificação para a função determinada, em vez de um diploma de técnico.

Para concorrer, é necessário ter no mínimo 18 anos, ter o ensino fundamental completo e ainda não ter concluído o ensino médio. No Proeja, o aluno cursa no Ifes, de forma integrada, o ensino médio e o técnico ou profissional.

Os candidatos devem se inscrever de 22 de junho a 17 de julho, no próprio Campus Vitória (Av. Alberto Torres, 894 – Jucutuquara – Vitória – Tel: 3331-2152), no horário de 10h às 20h. É necessário preencher a ficha de inscrição, levar originais e cópia de documento oficial de identificação (carteira de identidade ou de trabalho ou de habilitação), original e cópia do CPF, original e cópia do histórico escolar do ensino fundamental e declaração de que não concluiu o ensino médio.

 

Pontos moeda