Geral

Dona de casa de Conceição do Castelo busca ajuda para encontrar os irmãos pela primeira vez

Filhos da mesma mãe, os irmãos que residem em Curitiba não sabiam da existência de outros cinco irmãos no Espírito Santo, e agora pretendem se encontrar

A dona de casa Julia Tidesco Delazare quer encontrar com o casal de irmãos, que nunca teve a oportunidade de conhecer na vida Foto: ​Reprodução

Uma dona de casa de 58 anos, de Conceição do Castelo, na região Serrana do Espírito Santo, quer resgatar sua história e encontrar pela primeira vez um casal que irmãos, que nunca teve a oportunidade de conhecer. Filhos da mesma mãe, os irmãos residem atualmente no Paraná, e por isso, Julia Tidesco Delazare busca ajuda para viajar.

A história de Julia começa quando ela ainda tinha 13 anos. A mãe largou o marido e cinco filhos e foi embora para Curitiba com o marido de uma tia. “Durante 10 anos, minha mãe não teve notícias dela. Foi minha bisavó que criou os cinco irmãos. Só tivemos notícias dela em 1980, quando ela sofreu um acidente e acabou morrendo atropelada”, conta Élcio Delazare, filho de Julia.

Quando a matriarca morreu, além de descobrir que ela teve outros dois filhos, uma nascida em 78 e outro nascido em 79, Julia e os família também descobriram que a mãe, Tereza Jubini, usava documentos falsos no nome de Ana Tedesco. “Os filhos dela foram registrados com os documentos falsos dela. Só descobrimos após a morte. Pois a Ana era a esposa do cara que fugiu com a minha vó, e para se passarem por casados, ele usava dos documentos do ex-mulher. Só que quando a minha avó morreu, a Ana, que era beneficiária do INSS, teve o benefício cortado. Ao procurar saber o motivo, descobriu que tinha ‘morrido’, e só então soubemos desse fato”, explica Élcio.

Por esse motivo, mesmo sabendo que tinha dois irmãos, Julia não conseguia encontrá-los, e ao saber do documento falso, começou a procurar pelo outro sobrenome, e assim, conseguiu localizar o irmão, que mora agora em Blumenau. “Quando liguei a primeira vez para ele e falei que ele tinha cinco irmãos em Conceição do Castelo, ele desligou na minha cara acreditando se um trote. Eles não sabiam que a minha vó tinha uma família no Espírito Santo”, continua.

A família reside na Fazenda Retiro, na localidade de Ribeirão de Santa Tereza, zona rural de Conceição do Castelo, e o que impede os irmãos de se encontrarem são os altos custos da viagem. “A minha mãe sempre fala que quer muito conhecer os irmãos e eles também querem conhecer os irmãos daqui. Mas, a viagem é cara e nem nós e nem eles têm condições financeiras para arcar com os custos. Nosso único receio agora é perder o pouco contato com conseguimos manter pelo telefone. Queremos muito ajudar nossa mãe a encontrar os irmãos”, completa Élcio.

Pontos moeda