Geral

Ação recolhe resíduos das praias de Vitória

Realizada pela Secretaria de Meio Ambiente do município em conjunto com institutos, a ação celebrou o Dia Mundial dos Oceanos

Foto: Leonardo Merçon/ Instituto Últimos Refúgios

No Dia Mundial dos Oceanos, uma ação uniu esforços para recolher o maior número de resíduos possíveis nas praias de Vitória. Com o objetivo de sensibilizar a população da necessidade do descarte adequado dos resíduos.

A ação foi realizada pela Secretaria de Meio Ambiente do município (SEMMAM) em conjunto com o Instituto ECOMARIS, Últimos Refúgios, ECOCEANO, SAMIFRA (Associação de Moradores da Ilha do Frade), Iate Clube e Projeto Pegada. “Essa ação foi uma solicitação da prefeitura para que organizássemos, no dia 8, o Dia Internacional dos Oceanos. Foram três núcleos coordenados que centralizaram as coletas na Curva da Jurema, onde fizemos o mosaico do golfinho. A ação fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, organizada pela SEMMAM", disse Fábio Medeiros, presidente do Instituto ECOMARIS.

Os resíduos recolhidos são os mais variados e surpreendem os organizadores. "Foram encontrados 5 ou 6 pneus grandes, lixo de embarcação, geladeira, cadeira de praia. Foram recolhidos sacos de guimbas de cigarro, palitos de picolé e até pinos de cocaína.", contou Medeiros.

A data foi criada durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento na Rio-92 e oficializada apenas em 2008. Tem como objetivo ressaltar a importância dos oceanos para o equilíbrio da vida no planeta e conscientizar a sociedade sobre os perigos das atividades humanas nos ecossistemas oceânicos.

A ação também contou com o apoio de várias associações, escolas de vela, wind surf, standup, caiaqueiros, canoistas, nadadores, instituições de ensino, dentre outros.

Pontos moeda