Geral

Moqueca de 180 kg feita no ES entra para o Guiness Book como a maior do mundo

De acordo com o Guiness Book, a maior moqueca do mundo, com 180 kg e produzida em uma panela de barro de 1,40m, é capixaba.

Foto: Hélio Filho/Secom

Se ainda há alguma discussão sobre quem faz a melhor moqueca, se são os capixabas ou os baianos, não resta dúvidas sobre a maior já produzida. De acordo com o Guiness Book, a maior moqueca do mundo, com 180 kg e produzida em uma panela de barro de 1,40m, é capixaba.

A iguaria foi preparada na manhã do último sábado (29) em Conceição da Barra. Foi a segunda edição da “Maior Moqueca do Mundo”, que este ano contou com a presença de um fiscal do Guiness Book, o Livro dos Recordes, para homologar a conquista. 

A panela de 1,40m foi feita pelas Paneleiras de Goiabeiras, que pela primeira vez confeccionaram uma panela de barro fora de Vitória. Foram utilizados 150 quilos de barro e a confecção da panela para o evento durou mais de uma semana.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, celebrou a importância do evento e da Moqueca Capixaba para o Espírito Santo. “Uma festa que está atraindo atenção de todos os capixabas e agora do mundo com tanto peixe. Se uma moqueca já é gostosa, imagina 180 quilos de moqueca. Viemos prestigiar não apenas essa festa, mas também a cultura e a história do nosso Espírito Santo. A moqueca é um símbolo capixaba", comentou.

Pontos moeda