CORONAVÍRUS

Geral

Do desemprego a chefe do próprio negócio: conheça algumas mulheres que deram a volta por cima em meio à pandemia

Quando se tem habilidades em trabalhos manuais ou na área da culinária, já é um bom começo para iniciar um novo projeto

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Por conta da pandemia do novo coronavírus a economia brasileira sofreu um forte impacto. Com os comércios fechados, empresas de diversos segmentos tiveram quedas no faturamento resultando em diminuição de salários e até mesmo em demissões.

Mas como entrar novamente no mercado de trabalho ou melhorar a renda em meio à pandemia? Quando se tem habilidades em trabalhos manuais ou na área da culinária, já é um bom começo, mas começar um projeto do zero não é uma tarefa fácil. É preciso analisar todo investimento que será feito, afinal, estamos querendo ter uma renda extra certo?

O primeiro passo, é escolher em qual área pretende investir, e quais os custos que você terá a princípio. Katya Santhos, de 37 anos, moradora de Cariacica, é mãe de dois filhos e formada em enfermagem. Ela trabalhava como cuidadora em hospitais e em casa de família cuidando de idosos, porém, com a chegada da pandemia, e com as regras de isolamento social, acabou sendo dispensada do emprego, mas encontrou em suas habilidades uma chance de recomeçar e ter uma nova fonte de renda.

Reprodução/Arquivo Pessoal
Reprodução/Arquivo Pessoal

Katya sempre gostou de cozinhar e já havia trabalhado em uma barraquinha de lanches. Foi através de um vídeo que ela teve a ideia de colocar em prática o que já sabia e começar um novo negócio por conta própria, mas dessa vez, investindo em doces e chup-chups gourmet.

Katya começou a produção com o que tinha em casa, e na medida que ia tendo retorno financeiro, foi investindo cada vez mais e aperfeiçoando na produção dos produtos.

Para divulgação do novo negócio, Katya utiliza as redes sociais, e conta com a ajuda de amigos para compartilhar. Já pensando no futuro, ela contou que pretende continuar com os negócios. "No momento tenho feito tudo sozinha por conta da pandemia, mas pretendo colocar alguém para ajudar depois da pandemia."

Já Amanda Santos, de 21 anos, mora em Vila Velha e estava desempregada. Com a chegada da pandemia, a situação ficou mais complicada, principalmente dentro de casa, já que os pais são autônomos e a renda financeira familiar foi bastante afetada.

Foto: arquivo pessoal
Amanda com alguns dos acessórios

Amanda viu a necessidade de ter uma renda extra. Ela contou que antes mesmo da pandemia, a mãe produzia acessórios como pulseiras e cordões artesanais, porém, com o passar do tempo, acabou investindo em outro negócio que se identificava mais. Com a experiência que adquiriu com a mãe, Amanda tinha noção de como produzir as peças e resolveu seguir com a venda e produção das peças.

"Eu resolvi retomar, por conta própria, e comecei cuidando de tudo sozinha. Aprendi a produzir peças que são completamente diferentes das que ela produzia. São mais jovens e com a minha originalidade. Está dando certo!", disse.

Para investir na compra do material do acessórios, Amanda disse que usou parte do auxílio emergencial para pagar contas de casa e outra parte para investir. Toda a divulgação dos produtos é feita através de rede social. "Comecei a informar as pessoas que estava vendendo acessórios. Meus amigos e seguidores começaram a compartilhar e foi alcançando gente que eu nem conhecia!".

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Para Amanda, o novo investimento tem dado muito certo e além de conseguir uma renda extra, a produção tem ajudado a enfrentar os tempos difíceis de pandemia e isolamento social. "Eu descobri que amo produzir estes acessórios. Tem sido divertido e terapêutico".

Amanda descobriu novas técnicas em meio à um momento difícil, e viu que é possível dar a volta por cima e começar tudo novo. 

Mesmo após a pandemia, Amanda contou que pretende continuar com os negócios e já tem planos de melhorias para ter um melhor rendimento e também para atender as necessidades dos clientes.

Contatos para encomendas:

>> Mimos da Katya: (027) 99730- 5295

>> Amanda Acessórios: (27) 99520-8851.

Pontos moeda