CORONAVÍRUS

Geral

Grávida morre após ser infectada pelo coronavírus no ES e família faz apelo: "Levem a sério"

Os médicos fizeram um parto de emergência e conseguiram salvar a bebê, porém, a criança também foi diagnosticada com covid-19

Foto: Reprodução TV Vitória
Celma de Castro, de 39 anos, morreu após ser infectada pelo coronavírus

Uma mulher que estava grávida de quase oito meses morreu após ser infectada pelo coronavírus. Antes do quadro de saúde dela piorar, os médicos conseguiram fazer um parto de emergência e salvaram a bebê.

Celma de Castro, de 39 anos, era de Venda Nova do Imigrante, região serrana do Estado e estava ansiosa, à espera do segundo filho.

De acordo com parentes, ela apresentou os primeiros sintomas dia 18 de maio e após fazer o teste para covid-19, se isolou em casa, mesmo sem ter o resultado do exame. Porém os sintomas se agravaram e ela teve ser internada num hospital da Serra. 

Preocupados com a evolução da doença no corpo da gestante, os médicos se arriscaram e decidiram fazer um parto às pressas. A vítima chegou a apresentar uma melhora no quadro de saúde, mas quatro dias depois voltou a ficar mal. 

A mulher acabou sofrendo uma parada cardíaca e faleceu no último dia 7. No atestado de óbito ainda constam outros fatores que agravaram a situação dela como pneumonia e choque séptico (infecção generalizada que causa falência de órgãos).

A bebê de Celma sobreviveu, mas também foi infectada pelo coronavírus. Segundo os médicos, a pequena Marcela já se recuperou, porém continua internada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), pois nasceu prematura.

A mãe nem chegou a conhecer a filha, pois depois da cesárea de urgência ela permaneceu sedada, até vir a óbito. "Ela era uma pessoa maravilhosa, apaixonada pela família, sempre rodeada por muitas pessoas e estava muito feliz com a gravidez", contou Rosilene Aparecida da Cruz de Castro, cunhada da vítima.

Para a família, superar a perda vai ser uma missão difícil. Segundo os parentes, eles estão se concentrando agora em cuidar dos filhos de Celma e deixam o alerta para que outras pessoas se cuidem e não passem pelo o  que eles estão passando agora.

"A gente não teve tempo nem de nos despedir. Ninguém merece passar por isso. Então, aqui fica o meu apelo para que as pessoas que não estão levando a sério, levem a sério. Porque a covid-19 é coisa séria. A covid-19 mata e tira as pessoas que a gente ama", lamentou Rosilene.

* Com informações da repórter Nathália Munhão, da TV Vitória / Record TV

Pontos moeda