Geral

Prefeito de Anchieta reitera pedido de contratação serviços locais em processo de retomada da Samarco

Fabrício Petri reiterou o pedido para a efetiva participação dos setores produtivos do município no processo de retomada da Samarco, previsto para este ano

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
Foto: Divulgação
O encontro aconteceu no gabinete do prefeito. 

Nesta semana, aconteceu um encontro na prefeitura de Anchieta entre o prefeito do município, Fabrício Petri, o gerente de relações institucionais da Samarco Mineração, Rodolpho Samorini Filho, a secretária Municipal de Desenvolvimento e Integração, Paula Louzada e a funcionária da gerência de relações institucionais da Samarco, Lídia Praça.

Na ocasião, Fabrício Petri reiterou as solicitações que a prefeitura fez à empresa no ano passado para priorizar oportunidades de emprego aos moradores de Anchieta e região, além da contratação de empresas prestadoras de serviços da cidade e municípios vizinhos no processo de retorno das atividades da mineradora, previsto para o segundo semestre deste ano.

O ofício encaminhado pela prefeitura a mineradora relata o interesse da população de Anchieta em colaborar com o retorno da Samarco, solicitando a valorização das empresas e da mão de obra local, além da apresentação das obras, serviços, materiais e ações que serão necessárias para a retomada da empresa.

No documento, a população também solicitou que a Samarco disponibilize no Sine de Anchieta as demandas de contratações de funcionários por parte das empresas terceirizadas que prestam serviços para a mineradora.

De acordo com o prefeito, a volta das operações da Samarco representa grande importância social e econômica para o município e todo Estado. Segundo ele, após a paralisação da empresa houve aumento do desemprego, fechamento de comércios e empresas e queda exponencial na arrecadação fiscal.

Em tempo

No início do mês, moradores do bairro Recanto do Sol, Anchieta, realizaram uma manifestação na entrada de Ubu solicitando que empresas contratem mão de obra local para os serviços prestados na área da Samarco. Segundo eles, as empresas prestadoras de serviço para a mineradora estão contratando gente de fora e algumas já chegam com o quadro de funcionários completo.

Procurada, a Samarco se posicionou informando que prioriza a contratação de mão de obra local e que, atualmente, 80% dos empregados que atuam no Complexo de Ubu são moradores dos municípios de Anchieta, Guarapari e Piúma.

“Em relação às prestadoras de serviço, a empresa orienta que a priorização seja também adotada e que utilizem o Sistema Nacional de Emprego (Sine) para divulgação e seleção para oportunidades de trabalho abertas. Atualmente, 84% das vagas das empresas terceirizadas são preenchidas por mão de obra local. Já as vagas da Samarco, quando abertas, são divulgadas no site Vagas.com”, informou a mineradora.

* Com informações da Prefeitura Municipal de Anchieta

Pontos moeda