CORONAVÍRUS

Geral

Saiba quais comércios podem funcionar no ES neste sábado

A partir da semana que vem, baseado na nova matriz de risco de contaminação por coronavírus, as regras para o funcionamento de lojas nos finais de semana será alterada

Foto: Bianca Vailant / TV Vitória

Diante do novo cenário da pandemia do coronavírus no Espírito Santo, baseado na Matriz de Risco elaborada pelo Estado, as regras para o funcionamento das atividades econômicas devem sofrer alterações a partir de semana que vem.

Neste sábado, no entanto, as regras do último decreto publicado pelo governo ainda estão valendo. Sendo assim, podem funcionar, nas cidades de alto risco e nos municípios de risco moderado, apenas os estabelecimentos essenciais como:

- Farmácias, comércio atacadista, distribuidoras de gás de cozinha e de água, supermercados, padarias, lojas de produtos alimentícios, lojas de cuidados animais e insumos agrícolas, postos de combustíveis, lojas de conveniências, borracharias, oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas e estabelecimentos de vendas de materiais hospitalares.

E os demais comércios, incluindo os shoppings, ficam fechados para o funcionamento ao público no final de semana. No entanto, as lojas desses centros comerciais podem atender aos clientes no sistema drive thru, marcando um horário e um local específico para a retirada da mercadoria.

Os restaurantes também não podem ser abertos ao público nos finais de semana, podendo funcionar apenas no serviço de delivery.

Uso de máscaras

Para todos os estabelecimentos e serviços é obrigatório o uso da máscara facial por clientes e funcionários, sob risco de multa. Vale ressaltar que o equipamento se tornou obrigatório em todo o Espírito Santo, inclusive para os ônibus de transporte público. Caso seja flagrada a presença de passageiros sem o uso, a empresa responsável poderá ser multada. 

Até este sábado, segundo a Matriz de Risco, as cidades consideradas de alto risco são:

Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana, Piúma, Santa Teresa, Marechal Floriano, Boa Esperança, Fundão Marataízes e Presidente Kennedy.

Até este sábado, segundo a Matriz de Risco, as cidades consideradas de risco moderado são:

Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivacqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ecoporanga, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Iconha, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Mimoso do Sul, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante e Vila Valério.

A partir da próxima semana as regras mudam

Foto: Divulgação

De acordo com os dados divulgados na sexta-feira (5), o Estado passa, a partir da próxima semana, a ter 36 municípios com risco alto e 42 cidades classificadas como risco moderado de contaminação do novo vírus. Nenhuma cidade será considerada de risco baixo. Com isso, apenas o comércio essencial poderá abrir aos sábados em todo o Estado e durante a semana, as lojas passam a adotar a regra de abertura em dias alternados.

O novo Mapa de Risco terá vigência entre o próximo domingo (7) até o domingo (14). A portaria detalhada será publicada ainda neste final de semana.

Como é definido o mapa?

A Matriz de Risco, que está em sua terceira fase, leva em consideração como critérios de classificação o Coeficiente de Incidência de casos confirmados nos municípios, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), os índices de isolamento social e de letalidade da doença, além do percentual da população acima dos 60 anos – considerado como grupo de risco.

Fazem parte do grupo de municípios em Risco Alto - a partir de domingo (7):

Cachoeiro de Itapemirim, São José do Calçado, Afonso Claudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Cariacica, Colatina, Ecoporanga, Fundão, Guarapari, Ibiraçu, Ibitirama, Itapemirim, Itarana, João Neiva, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mucurici, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã, Serra, Viana, Vila Velha e Vitoria.

Estão no grupo de Risco Moderado - a partir de domingo (7):

Apiacá, Muniz Freire, Alegre, Aracruz, Atílio Vivacqua, Brejetuba, Castelo, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Linhares, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão e Vila Valério.

Pontos moeda