Geral

Esfriou! Vitória e Vila Velha registram 14,9ºC e batem recorde de frio durante a madrugada

Na região Serrana, o município de Venda Nova do Imigrante registrou a menor temperatura do Espírito Santo: 9,4 °C

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Sandra Cola

Os mais atentos às tradições sabem que a crença popular afirma que a noite de São João é conhecida como a mais fria do ano. Mesmo com o atraso de apenas um dia, parece que o conhecimento do povo se concretizou mais uma vez.

Quem acordou durante a madrugada para sair de casa ou apenas ajeitar melhor o edredom sentiu o que a medição das temperaturas confirmam em números: cidades capixabas, incluindo Vitória, tiveram a noite mais fria do ano na madrugada desta sexta-feira (25).

De acordo com um levantamento preliminar do Incaper, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no campus de Goiabeiras da UFES, registrou 14,9 °C, sendo a mais baixa temperatura de 2021 em Vitória. O número é 0,3 °C inferior aos registrado nos dias 12/05 e 16/06.

Além da Capital capixaba, o levantamento apontou o registro das menores temperaturas para o ano de 2021 em Vila Velha e Presidente Kennedy, no sul do Espírito Santo.

O levantamento preliminar das temperaturas mínimas desta sexta, da Coordenação de Meteorologia do Incaper, aponta ainda que a cidade de Venda Nova do Imigrante, na região Serrana do Estado, registrou a menor temperatura do Espírito Santo, com 9,4 °C.

Veja os dados em outras cidades:

Alfredo Chaves (Inmet): 14,1 °C
Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim (Incaper): 12,2 °C
Aracê, Domingos Martins (Incaper): 11,1 °C
Iúna (Incaper): 11,4 °C
Linhares (Inmet): 15,6 °C
Pinheiros (Incaper): 14,5 °C
Presidente Kennedy (Inmet): 14,7 °C
São Mateus (Inmet): 15,1 °C
Venda Nova do Imigrante (Inmet): 9,4 °C
Vitória (Inmet): 14,9 °C
Vila Velha (Inmet): 14,9 °C

O Incaper ressalta que, conforme previsto pela Coordenação de Meteorologia, a queda das temperaturas foi ocasionada pela presença do ar frio e seco presente no Estado. Além disso, a redução da nebulosidade contribuiu para a forte perda de calor no período noturno, o que derrubou as temperaturas nestas cidades. 

Pontos moeda