Geral

Site para agendamento de vacinação em Viana fica congestionado

Assessoria da prefeitura aponta que plataforma de vacinação passou por instabilidade após acesso simultâneo de moradores de outras cidades

Foto: Marcelo Pereira / Folha Vitória

O site disponibilizado pela prefeitura de Viana para quem deseja se inscrever para ser vacinado contra a covid-19 e participar de um estudo científico passa por instabilidade na tarde deste domingo (06). Muitos moradores ao tentarem solicitar uma vaga para serem vacinados a partir do dia 13 de junho com meia dose da vacina Astrazeneca não conseguiam concluir a solicitação. A plataforma foi aberta a partir das 15h e, uma hora depois, o endereço  www.vianavacinada.saude.es.gov.br já começava a não estar mais disponível.

Segundo a assessoria da prefeitura, o agendamento online não expira neste domingo e estará disponível ao longo da semana. O problema apontado pela assessoria é o grande número de acessos simultâneos que também se intensificam porque pessoas de outras cidades tentam se cadastrar para serem vacinadas em Viana. Mas, as doses só estarão disponíveis exclusivamente para moradores e eleitores do município. 

A vacinação em massa em Viana será realizada no próximo domingo (13), das 8h às 17h. A expectativa é de que cerca de 35 mil pessoas sejam imunizadas. 

Estudo científico

Poderão participar do estudo qualquer morador de Viana na faixa etária entre 18 e 49 anos, desde que concorde em participar como voluntário. Para isso, a pessoa precisará assinar um termo de consentimento.

Por outro lado, não poderão se candidatar a voluntário as gestantes e os indivíduos que tenham tido uma história de reação alérgica ou reação adversa grave a qualquer vacina, além das pessoas que já estejam em algum grupo prioritário, que já esteja sendo ou já foi vacinado.

Quem tiver recebido qualquer vacina nos últimos 14 dias, deverá obedecer esse intervalo para realizar um reagendamento. Também não poderá receber a vacina quem tiver algum sintoma gripal. Já para quem foi diagnosticado com a covid-19, deverá esperar um intervalo de 28 dias para ser incluído no estudo.

Pontos moeda