Geral

Dia Mundial do Meio Ambiente: Grande Vitória terá programação especial a partir deste sábado

As prefeituras prepararam eventos que incluem limpeza de praias, palestras, mostras, peças teatrais e orientações sobre descarte de resíduos

Foto: Divulgação / Adobe Stock

Diante das comemorações e celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo domingo (05), diversas ações serão realizadas na Grande Vitória.

As prefeituras prepararam eventos que incluem limpeza de praias, palestras, mostras, peças teatrais e orientações sobre descarte de resíduos. Veja a programação.

Vitória

Neste sábado (04), a partir das 9h, na praia da Guarderia, será realizado o Ocean Weekend, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente e ao Dia Mundial dos Oceanos, comemorado em 8 de junho.

Durante o evento, uma iniciativa do Instituto Geração Oceano com o apoio da Prefeitura de Vitória, serão desenvolvidas atividades lúdicas para as crianças e exposições para todas as idades.

As abordagens educativas do Projeto Praia Limpa, da secretaria de Meio Ambiente da capital, vão chamar a atenção para a importância das questões ambientais, como o descarte correto de resíduos.

Vila Velha

Escolas

Entre os dias 8 e 10 de junho, o Parque Urbano de Cocal terá atrações especiais para as escolas. O evento vai contar com exposições, jogos e brincadeiras, apresentações teatrais e musicais, oficinas pedagógicas, palestras, rodas de conversa, contação de histórias e oficinas de terrário. A programação é destinada a estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e cada escola terá seu circuito individualizado no evento.

Podem participar escolas municipais, estaduais e particulares. Para isso, é necessário se inscrever até o dia 02 de junho. Mais de 2 mil profissionais da educação estarão envolvidos, em cada dia, para a realização do Conectando as Escolas com a Natureza.

Além das atrações, também será instalado no local o Peixe-Lixeira, para que as escolas mobilizem a arrecadação de garrafas pets, embalagens plásticas em geral, embalagens de Tetra Pak e outros.

Praia do Barrão

A praia do Barrão, na Barra do Jucu, vai receber neste domingo (05), uma ação de conscientização e limpeza em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A iniciativa é da organização paramaçônica Filhas de Jó Internacional.

Durante a ação estão previstas atividades de recolhimento do lixo gerado pelos frequentadores locais, com foco na preservação e proteção do ecossistema, incentivo ao descarte de resíduos em locais apropriados e reciclagem.

A ação terá início às 7h30 e será aberta ao público que desejar participar da coleta, envolvendo outras ordens paramaçônicas, ONG’s e a comunidade local. A partir das 9 horas também estão previstas outras atividades recreativas como pula-pula para crianças, distribuição de pipoca e picolé, além de palestras sobre coleta seletiva e reciclagem.

Serra

Na Serra, o Dia do Meio Ambiente será comemorado de 06 a 10 de Junho. A secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente vai promover uma semana com diversas atividades com temática sustentável.

Palestras, mostras e peças teatrais, são algumas das propostas da programação preparada para animar a semana do meio ambiente que acontece no Horto Municipal da Serra. 

Cariacica

Neste sábado (4), haverá o projeto Cariacica + Perto de Você, com mais de 50 serviços disponíveis para a população na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Jorge, em Rio Marinho, das 8h às 13 horas.

Neste evento, serão realizadas orientações sobre descarte de resíduos de forma correta com a equipe de educação ambiental, ponto de troca voluntária de óleo vegetal usado por mudas de plantas, ponto de troca voluntária de lixo eletrônico por mudas de plantas, oficina de confecção de brinquedos a partir de materiais recicláveis e tira-dúvidas sobre aprovação de obras, regularização de edificações, licenciamento ambiental; bem-estar animal e saneamento ambiental.

Nos dias 15, 22 e 29 de junho vão acontecer ações de educação ambiental com o objetivo de orientar o cidadão e esclarecer dúvidas acerca dos programas Cariacica Recicla, De Olho no Óleo e E-lixo, em pontos estratégicos do município, nas praças dos bairros Cariacica-Sede, Jerusalém e Nova Brasília, respectivamente.

Para o dia 17 de junho, está prevista a realização de um mutirão integrado de limpeza do manguezal de Porto de Santana em parceria com a secretaria municipal de Serviços (Semserv).


Pontos moeda