Geral

Ex-alunas são voluntárias em projeto social e ajudam a transformar novas gerações

Maria Cristina Vieira e Carla Ramos são algumas das ex-alunas do Secri que, atualmente, compartilham o aprendizado com as crianças atendidas pelo projeto na região de São Benedito

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória

Compartilhar conhecimento: esse é o lema de algumas ex-alunas do Serviço de Engajamento Comunitário (Secri). Após deixar o projeto, jovens se tornaram voluntárias para ajudar outras crianças.

A designer de moda artesanal Carla Ramos e a artista Maria Cristina Vieira são algumas das ex-alunas que se dispuseram a transformar as novas gerações. Quando crianças, elas foram atendidas pelo projeto no bairro São Benedito, em Vitória. 

As duas contam que, antes, tinham vergonha de falar da comunidade em que moravam. "Não era orgulho para mim dizer que eu morava no São Benedito. Eu tinha muita vergonha de falar isso", disse Carla.

LEIA TAMBÉM: Saiba identificar os sinais de abuso e exploração sexual infantil

Maria lembra que o local era tido como sinônimo para violência. "Na escola, antigamente, tinha muita questão da rivalidade. Só notícia ruim que falavam, não tinha nada de bom".

Mesmo diante das dificuldades, elas não deixaram as próprias raízes. Ainda pequenas, Maria e Carla conheceram o Secri e transformaram a visão que tinham do lugar onde moram.

"Eles trabalham muito com essa questão do interior da criança, do que ela quer ser no futuro. Eles envolvem os dons das crianças e lá eu descobri que queria trabalhar com arte", contou Maria.

"Eu entrei no Secri quando criança. Fiz inúmeras atividades, o que mais me marcou foi o bordado. Consegui resgatar o bordado para o meu empreendedorismo hoje", disse Carla.

Foto: Reprodução TV Vitória

Maria Cristina e Carla não são mais alunas do Secri, mas ainda convivem com as crianças e colegas do espaço. Atualmente, elas são voluntárias e ajudam a passar o aprendizado que receberam para as próximas gerações. 

LEIA TAMBÉM: Campanha incentiva denúncia de abuso e exploração sexual infantil

Maria se descobriu na arte e é guia da rota turística para quem deseja conhecer o bairro. Já Carla montou o próprio ateliê e ensina crianças e adolescentes sobre moda artesanal. 

Foto: Reprodução TV Vitória

Após terem a vida transformada, as duas não desejam sair da região. "Eu nasci aqui, minha família tá aqui, minha família mora ali na frente, minha vó mora em cima, aqui é o meu lugar", disse Maria Cristina. 

"Eu pretendo estar aqui vivenciando o melhor da comunidade, vivenciando o meu melhor e sempre querendo ajudar a comunidade no que ela precisar", pontuou Carla.

LEIA TAMBÉM: Violência infantil é tema de programa da TV Vitória  

Com o apoio do Instituto Americo Buaiz desde 2018, o projeto atua há mais de 30 anos no bairro São Benedito oferecendo oficinas e cursos nos horários em que as crianças e os adolescentes não estão na escola.

Os projetos sociais que atendem a região buscam valorizar a comunidade e ajudam os moradores a se capacitar e crescer financeiramente sem sair do bairro.

*Com informações da produtora Thainara Ferreira e do repórter Lucas Henrique Pisa, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda