• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Operação fiscaliza qualidade das baterias de veículos no Espírito Santo

Geral

Operação fiscaliza qualidade das baterias de veículos no Espírito Santo

No Estado já foram encontradas produto certificado, mas com massa menor. O gerente explicou que o produto com menos chumbo fica mais leve, e tem menos tempo de vida útil

Baterias para carro estão sendo fiscalizadas nos pontos de venda pelo Ipem Foto: Divulgação

Uma operação está sendo realizada para fiscalizar a qualidade das baterias de carro comercializadas no Espírito Santo. A ação é realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado (Ipem), seguindo o calendário da “Operação Especial Carro Andando”, do Inmetro, que iniciou a fiscalização em todo o país, na segunda-feira (27). A fiscalização acontece na Grande Vitória e em alguns municípios do interior do Estado.

Os agentes de fiscalização percorrem pontos de venda que comercializam baterias de chumbo-ácido novas, remanufaturadas, reformadas e recicladas, para checar se os produtos possuem o Selo de Avaliação da Conformidade e as informações obrigatórias exigidas no regulamento. Também serão examinados o peso da bateria, para comparar se é o mesmo declarado no memorial descritivo e o apresentado no rótulo do produto.

Segundo o gerente de qualidade de produtos do Ipem do Estado, Fabrício Pereira Borges até sexta-feira (31), cerca de 40 pontos de comércio varejista e distribuidores serão fiscalizados. E aqueles que descumprem as normas podem pagar multas que variam entre R$ 100 até R$1,5 milhão. "Operação fiscaliza qualidade das baterias de veículos no Espírito Santo."

No Estado já foram encontradas produtos certificados, mas com massa menor. O gerente explicou que a bateria com menos chumbo fica mais leve, e tem menos tempo de vida útil.  "Por exemplo, uma bateria que duraria 4 anos, pode durar somente 3, gerando uma desvantagem econômica para o consumidor, além de respostas elétricas abaixo das desejáveis."