Geral

ES oferece 440 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes para jovens

As oportunidades são destinadas preferencialmente para moradores de bairros contemplados com o projeto Ocupação Social. Inscrições podem ser feitas pela internet até a próxima quinta

Inscrições seguem até quinta-feira, para turmas em São Torquato, nos cursos de Padeiro e de Eletricista Predial Foto: Divulgação

Com a intenção de oferecer uma uma oportunidade para jovens fugirem do mundo do crime, por meio do aprendizado de uma profissão, o Espírito Santo vai oferecer 440 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos. Ao todo, serão nove cursos, referencialmente para moradores de bairros contemplados com o projeto Ocupação Social. A medida é uma parceria entre o Governo do Estado e o Serviço Nacional da Indústria (Senai).

As inscrições, que também são gratuitas, podem ser feitas por meio da internet, no site www.sistemas.es.gov.br/ocupacaosocial. As aulas serão ofertadas nas próprias comunidades. As inscrições para as primeiras vagas foram abertas nesta segunda-feira (04) e seguem até quinta-feira (07), para turmas no bairro São Torquato, em Vila Velha, nos cursos de Padeiro e de Eletricista Predial.

As demais inscrições acontecem em outras duas etapas, em bairros da Serra: a primeira entre 23 e 28 de julho, para Central Carapina, Novo Horizonte e Jardim Carapina; e a segunda de 20 a 25 de agosto, para Feu Rosa. E serão ofertados cursos de Costureiro Industrial, Instalador Hidráulico, Pintor de Obras, Auxiliar de Logística, entre outros. 

 Após a inscrição, há um prazo para publicação do resultado final, seguido de matrícula, realizada no local onde será ofertado o curso. As aulas devem começar entre final de julho e primeira quinzena de setembro. 

Entre os pré-requisitos para se inscrever, os interessados precisam ter idade mínima de 16 anos, sendo de 18 anos para quem escolher o curso de Pintor de Obras; residir no bairro ou cidade onde o curso será ofertado; e ter a escolaridade mínima exigida para o curso escolhido.

Os cursos são ofertados pela Unidade Integrada de Ações Móveis, e vão acontecer em espaços cedidos pelas comunidades, aproveitando a infraestrutura já existente ou contando com os kits disponibilizados pelo Senai-ES, que leva e instala os equipamentos necessários no local das aulas.

As vagas gratuitas são destinadas a pessoas de baixa renda e serão abertas 20 vagas por turma. Haverá aulas pela manhã, das 8 horas ao meio-dia; pela tarde, entre 13 e 17 horas; e à noite, das 18 às 22 horas. Em média, cada curso terá carga horário de 200 horas, com exceção das turmas de Almoxarife, com 160 horas de aula, e de Mecânico de Manutenção de Motocicleta, com 300 horas no total.

O aluno só terá direito ao Certificado de Conclusão do Curso se obtiver a frequência mínima de 75% da carga horária total do curso e ter o aproveitamento igual ou superior a 60%.

Confira as vagas disponibilizadas:

Formatura

Governo anunciou nesta segunda-feira a abertura de inscrições para os cursos profissionalizantes Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

No próximo dia 13 será realizada a formatura dos alunos das cinco turmas abertas nos bairros Nova Rosa da Penha e Nova Esperança, em Cariacica. Mais de 70 alunos receberão certificado de qualificação profissional em Eletricista Predial, Padeiro e Operador de Computador.

"Optamos por começar as ações do Senai-ES por apenas dois bairros como experiência. E foi um sucesso. A relação dos instrutores com os alunos foi maravilhosa e todos já aguardam novas oportunidades para as comunidades", ressaltou a secretária estadual de Ações Estratégicas, Gabriela Lacerda.

Já o governador Paulo Hartung explica que o Ocupação Social faz uso de técnicas e metodologias avançadas para conhecer a realidade dos jovens e desenvolver alternativas para reinserção social. Hartung ressaltou que para o programa ser eficaz é necessário participação de demais membros do Poder Público, iniciativa privada e sociedade.

"Esse programa tem como foco adolescentes que não estudam, não trabalham, não buscam acesso ao ensino e não procuram vaga no mercado de trabalho. É um Programa inovador que vai ao encontro da atual realidade dos jovens e permite ao Poder Público uma melhor compreensão para, em parcerias, desenvolver um conjunto de ações que permitam envolver, mobilizar e mudar a realidade de nossos jovens e adolescentes", disse Hartung.

Pontos moeda