Geral

Bilhete Único: começa atualização dos cartões de passagem nos ônibus Sanremo e 'verdinhos'

Juntos, os sistemas de transporte municipais das duas cidades possuem cerca de 70 mil cartões ativos que precisam ser validados

Foto: Divulgação

Os passageiros dos sistemas municipais de transporte coletivo em Vila Velha e Vitória já estão com novidades na hora de embarcar nos ônibus. Começou, neste sábado (20), o período de validação dos cartões de passagem para os veículos da Sanremo e os 'verdinhos'. O prazo vai até o dia 16 de agosto.

Juntos, os sistemas de transporte municipais das duas cidades possuem cerca de 70 mil cartões ativos que precisam ser validados. O mesmo procedimento aconteceu no Transcol, quando quase 400 mil cartões foram habilitados para o novo sistema de bilhetagem eletrônica.

A atualização vai ocorrer da mesma maneira que o Transcol. Os passageiros vão passar primeiro os cartões no validador antigo, o azul. Depois no validador novo, o vermelho. O procedimento é necessário para a migração de dados de um validador para o outro. Após essa nova etapa, em data a ser definida, vai ser possível usar o mesmo cartão para os três sistemas.

Após o prazo para atualização dentro dos ônibus, os passageiros poderão recorrer a postos de atendimento do Setpes, em Vitória, e da Sanremo, em Vila Velha. Por enquanto só os usuários do transcol podem procurar os postos da GVBus. Com a integração, o número postos de atendimento deve ser ampliado. De recarga existem apenas 6 na Grande Vitória.

Segundo o governo do estado, o bilhete único metropolitano deve passar a valer no início de setembro. O governo estuda alterações nas linhas dos ônibus. Para 2020, está prevista a integração tarifária. Ou seja: os passageiros vão poder trocar de ônibus sem pagar mais um tarifa, dentro de um determinado tempo.

Pontos moeda