CORONAVÍRUS

Geral

Espírito Santo possui seis cidades que ainda não registraram mortes confirmadas para a covid-19

Outro dado que chama a atenção é que das 10 cidades com menor número de casos confirmados, todas possuem menos de 100 registros

Foto: Reprodução
Divino de São Lourenço, com menor número de habitantes do ES, não registrou mortes pela doença

Já se passaram mais de quatro meses desde que o primeiro caso do coronavírus foi confirmado no Espírito Santo. De lá para cá, a doença se espalhou pelos 78 municípios capixabas. No entanto, em seis deles ainda não há registros de mortes causadas pela doença. Outro dado que chama a atenção é que das 10 cidades com menor número de casos confirmados, todas possuem menos de 100 registros.

Vila Pavão, Itaguaçu, Governador Lindenberg, Divino de São Lourenço, Brejetuba e Iconha são cidades espalhadas por diversas regiões do Espírito Santo. Em comum, elas ocupam o posto de nenhuma morte registrada com causa confirmada para a covid-19. Destes municípios, quatro ocupam a lista dos 10 com menor número de casos.

Brejetuba e Iconha possuem 249 e 254 casos, respectivamente. Apesar do número de registros, o fato de não ter nenhuma morte registrada nestas cidades pode ter influência no Mapa de Gestão de Risco. Esses e os outros quatro municípios sem mortes fazem parte da lista do risco baixo, onde as restrições de circulação e comércio são poucas.

Confira a lista das cidades com menor número de casos no Espírito Santo:

Foto: Reprodução
*Dados do Painel Covid-19, atualizados em 21 de julho de 2020

Mais casos

Por outro lado, o município de Vila Velha lidera o ranking das cidades que mais registraram casos do novo coronavírus e é a única com mais de 10 mil registros. No total, 11.145 pacientes foram infectados no município, que também registra 373 mortes.

Dentre os bairros da cidade, lidera a lista com mais casos a Praia da Costa, com 1.209 registros, seguidos de Itapuã (837), Itaparica (672) e Coqueiral de Itaparica (400). Na cidade, a taxa de mortalidade da doença está em 3,35%, o que significa que a cada mil casos, cerca de 33 evoluíram para óbito.

Casos no Espírito Santo

Com a atualização mais recente do Painel Covid-19, o número de óbitos provocados pela covid-19 subiu para 2.280 e o de casos confirmados para 72.605. Ao todo, 51.300 pacientes se recuperaram da doença.

Na lista das cidades com maior número de casos, em segundo lugar aparece Vitória, com 9.957 casos, e em terceiro está a Serra, que já contabiliza 9.848 casos. Ainda segundo o painel, Jardim Camburi, em Vitória, é o bairro capixaba com maior número de casos confirmados. Ao todo, 1.324 pessoas foram infectadas na região. 

Mapa de Risco

Foto: Divulgação

Risco Alto:

Alto Rio Novo Aracruz, Bom Jesus do Norte, Cariacica, Colatina Ibiraçu, Linhares, Mimoso do Sul, Nova Venécia, Presidente Kennedy, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Sooretama e Vila Valério.

Risco Moderado:

Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Anchieta, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Conceição da Barra, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Montanha, Mucurici, Muqui, Pancas, Pinheiros, Piúma, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.

Risco baixo:

Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Brejetuba, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Governador Lindenberg, Ibatiba, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Laranja da Terra, Muniz Freire, Pedro Canário, Ponto Belo, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante e Vila Pavão.

Pontos moeda