CORONAVÍRUS

Geral

Ufes desenvolve plataforma tira-dúvidas sobre a covid-19

A multiplataforma possui aplicativo, site e um número de telefone para que os profissionais e estudantes da área da saúde possam esclarecer dúvidas e orientar sobre a doença

Foto: Breno Ribeiro

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) desenvolveu uma plataforma para tirar dúvidas em relação a covid-19. O projeto "Covides" foi desenvolvido no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Morares (Hucam) e reúne médicos, enfermeiros e estudantes de medicina.

A multiplataforma possui aplicativo, site e um número de telefone para que os profissionais e estudantes da área da saúde possam esclarecer dúvidas e orientar sobre a doença.

Não é necessário baixar o programa. Ele pode ser acessado na página orientacorona.hucam.edu.br. O início do atendimento é feito por meio da inteligência artificial, que tira as principais dúvidas. Caso seja necessário, um médico ou enfermeiro assume a conversa no chat e faz os encaminhamentos. O número de telefone que os estudantes de medicina tiram as dúvidas é: 0800 042 0506.

Além de orientar sobre os sintomas da doença e como buscar atendimento médico, o projeto também oferece apoio psicológico para quem se sentir angustiado por conta do isolamento social e para quem já contraiu a covid-19 ou está passando por tratamento. "O usuário que entrar no aplicativo vai encontrar as perguntas e respostas mais frequentes. A oferta do 0800, que começou recentemente, é possível conversar com estudantes para dar orientação. Ainda temos muitas dúvidas sobre higienização e quem tem algum sintoma. É importante dizer que a teleorientação não substitui uma consulta presencial, mas consegue identificar quem deve ser encaminhado ao tratamento", afirmou Carmem Nielsen, coordenadora do projeto.

Além de orientar sobre os sintomas da doença, e como e quando buscar atendimento, o projeto também presta apoio psicológico para quem se sente angustiado por causa do isolamento social, e para as pessoas que tiveram a covid 19, ou que ainda estão em casa em tratamento.

Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda