Geral

Tremores em Pancas devem se repetir devido ao movimento de placas tectônicas, aponta Ufes

Os constantes tremores de terras no município de Pancas, Região Noroeste do Espírito Santo, têm despertado interesse e preocupação dos moradores e de pesquisadores

Nadine Silva Alves

Redação Folha Vitória
Foto: Prefeitura Municipal de Pancas

Os constantes tremores de terras ocorridos no município de Pancas, Região Noroeste do Espírito Santo, têm despertado interesse e preocupação dos moradores da localidade e de pesquisadores. 

Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), os tremores podem estar relacionados aos movimentos das placas tectônicas.

Leia mais: Pancas registra quatro tremores de terra em menos de cinco horas, afirma rede sismográfica

Segundo a professora da Ufes Luiza Bricalli, doutora em Geologia, os motivos desses eventos sísmicos no Espírito Santo podem estar relacionados a vários aspectos. Dentre eles, está a movimentação das placas tectônicas da crosta terrestre. 

Ela explicou que o Estado tem algumas particularidades, como estar localizado em cima de um conjunto de falhas geológicas. 

"Temos uma feição tectônica, a mais importante do Espírito Santo, que começa em Vitória, passa por Colatina, Pancas e vai até Minas Gerais", destacou ela. 


Foto: Acervo pessoal

A doutora em Geologia explicou que por estarmos na compressão da placa Sul-Americana, devido à própria movimentação das placas tectônicas, das falhas transcorrentes da dorsal mesotlântica (deslocamento), que se prolongam para o continente e falhas geológicas locais, os tremores podem se repetir. 

"É uma feição móvel e os tremores podem acontecer de novo, em Pancas ou em outras regiões do estado. As placas estão em constante movimentações. Eles só não são intensos e fortes porque estamos longe do limite da placa. Quando mais perto do limite, maiores os tremores, semelhantes aos que acontecem em outros países", destacou. 

O que fazer durante os tremores de terra

A professora Luiza Bricalli orientou que em casos de tremores, a população deve acionar a Defesa Civil (27) 3194-3652 ou Corpo de Bombeiros, 193. 

"A gente pede para ficar em local mais aberto, jamais pegar elevador e nunca ficar perto de objetivos instáveis. Dificilmente uma parede vai cair, mas pode rachar", alertou ela. 

Registros no Espírito Santo

No Espírito Santo já ocorreram mais de 40 tremores de terra, que foram registrados e catalogados pelo Laboratório de Neotectônica e Sismológico (Lanesi) da Ufes, com detalhamento do dia, local, epicentro e magnitude. 

Esses terremotos ocorreram entre os anos de 1767 e 2021, sendo que, de julho de 2020 até a presente data, ocorreram sete terremotos. 

A professora Luiza Bricalli informou ainda que um dia após os tremores em Pancas, mais três pequenos eventos sísmicos ocorreram no estado.

O último aconteceu em 13 de julho, às 20h14, e registrou magnitude de 1.4 na escala Richter. Foi o terceiro tremor de terra registrado na região, no período de dois meses, pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), que são operadas pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

As pesquisas realizadas no Lanesi procuram analisar a existência de algum padrão de ocorrência desses terremotos de acordo com o arcabouço estrutural, tipos de rochas e zonas fraturadas, além de relacionar os locais de ocorrência dos terremotos com os locais que apresentam maior densidade de fraturamento da crosta terrestre e os locais com presença de falhas neotectônicas.

“Outros terremotos podem ocorrer no Espírito Santo, mas, geralmente, com magnitudes baixas, pois o território brasileiro encontra-se distante de um limite de placa tectônica. Por esse motivo, esses eventos sísmicos aqui no estado dificilmente irão causar danos à população”, finalizou Luiza Bricalli.

Leia também

>> Pequeno tremor de terra é registrado na Grande Vitória nesta quinta-feira

>> Duas semanas depois, terra volta a tremer e assusta moradores de Pancas

>> Tremor de terra é registrado no Noroeste do Espírito Santo



Pontos moeda