• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Baía de Vitória recebe mutirão de limpeza nas próximas quinta e sexta

Geral

Baía de Vitória recebe mutirão de limpeza nas próximas quinta e sexta

A operação é definida de acordo com as tábuas das marés e o dia escolhido é sempre aquele cujo nível da maré mais se aproxima do marco zero. Este será o primeiro mutirão deste semestre

Garis vão retirar resíduos jogados na baía de Vitória Foto: Divulgação/Prefeitura

A baía de Vitória vai receber um mutirão de limpeza no próximo dia 21 e 22, a partir das 7 horas. O serviço será feito por 160 garis, 12 caminhões basculantes, um Bob Cat e duas pás carregadeiras.

De acordo com o secretário municipal de Serviços, Fernando Rocha, a data é escolhida conforme a tábua da maré. "Os mutirões acontecem, no mínimo, uma vez por semestre. Este ano já aconteceram dois mutirões, e este será o primeiro deste semestre. A operação é definida de acordo com as tábuas das marés e o dia escolhido é sempre aquele cujo nível da maré mais se aproxima do marco zero, ou seja, quando a maré é mais baixa", explicou.

No primeiro mutirão de 2014, em maio, foram recolhidos 51 toneladas. Já em junho, foram recolhidas 4 toneladas de resíduos na orla de Maria Ortiz, em uma ação em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) na Semana do Meio Ambiente.

O gerente de Limpeza Urbana, Denilson Pereira, explicou que o objetivo é reduzir a quantidade de resíduos sólidos lançados na baía e nos mangues. "Também vamos orientar os moradores sobre a necessidade de colaborar com a manutenção da limpeza".

Balanço

Nos últimos sete anos, foram realizadas 22 ações especiais de limpeza da baía de Vitória. A Prefeitura de Vitória registrou o total de 1.061,41 toneladas de lixo coletado. Houve uma oscilação na quantidade de um ano para outro, o que demonstra a necessidade de manter esse serviço.

2008: 144,2 toneladas

2009: 199,21 toneladas

2010: 124,41 toneladas

2011: 140,68 toneladas

2012: 200,77 toneladas

2013: 197,14 toneladas

2014 (1º semestre): 55 toneladas