Geral

Rússia divulga imagens do maior teste nuclear da história

A explosão, que ocorreu ainda na década de 1960, estava mantida em segredo pelo governo russo e serviu apenas como propaganda do poder armamentista do país

Foto: Reprodução/Youtube/Rosatom

O governo russo, através de sua empresa estatal de energia atômica, a Rosatom, divulgou imagens do maior teste nuclear realizado na história mundial. A arma, testada em 1961, foi nomeada de Tsar Bomba e possui um poder de 57 megatons, o que equivale a 57 milhões de toneladas de explosivos comuns. Na época, a nuvem gerada pela explosão atingiu cerca de 65 mil metros de altitude.

O teste aconteceu na ilha Severny, um espaço situado no extremo norte do círculo polar ártico. Apesar do poderio de 57 megatons em mãos russas, no teste, a capacidade foi reduzida para 50 megatons a fim evitar uma propagação descontrolada da radiação.

Mesmo reduzida a capacidade de destruição da Tsar Bomba equivale a aproximadamente 3.333 vezes a explosão de Hiroshima e duas vezes mais destrutiva do que o chamado Teste 219, também feito pela então União Soviética.

O produto tratava-se apenas de propaganda para o país. Durante a Guerra Fria, mais especificamente nos anos 60 quando EUA e URSS enfrentavam-se na crise dos mísseis, era comum ambos os territórios exibirem o seu poder armamentista e a Tsar Bomba foi a produção russa da época. Mas a bomba era tão grande e poderosa que não apresentava praticidade para uma guerra, nem mesmo em uma possível III Guerra Mundial. 

Até para filmar a explosão do dispositivo houveram dificuldades. As câmeras posicionadas a centenas de quilômetros tiveram que lidar não apenas com as condições da forte iluminação do ártico, mas também deveriam ser preparadas para não "cegarem" com a luz gerada da própria explosão

Também com o intuito de registrar imagens mais amplas, um avião foi utilizado a 160 km de distância para fazer as gravações, principalmente da nuvem subindo (por 40 segundos inteiros) e se dissipando em seguida.

A própria tripulação do avião que transportou a bomba (um bombardeiro Tu-95) correu riscos. A arma foi lançada com um paraquedas (só o paraquedas pesava 800 kg), para que o avião conseguisse se distanciar e evitar maiores desastres. Ao contrário de outras bombas, ela explodiu no ar, a cerca de 4 km de altitude da superfície.

Qualquer pessoa que estivesse a pelo menos 100 km de distância do local teria queimaduras de terceiro grau em todo corpo em virtude do calor gerado pela explosão.

O plano original era de um teste com 100 megatons, mas as autoridades desistiram rápido da ideia, uma vez que o desastre seria tamanho que tiraria a vida até dos pilotos que levariam a bomba no avião e sem contar no desastre nuclear sem precedentes.

* Com informações do Portal R7


Pontos moeda