Geral

Ventos fortes jogam areia da praia em avenida de Vila Velha

Uma equipe de limpeza esteve no local para retirar a areia da via e evitar acidentes

Foto: Suellen Araújo

O vento forte fez com que a areia da praia fosse levada para uma avenida no município de Vila Velha. Na manhã desta quarta-feira (26), uma equipe de limpeza esteve no local para realizar a retirada e evitar acidentes. De acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, há a presença de um ciclone subtropical no Espírito Santo. 

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), com Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) e com Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (CIMAER/FAB), informou que o ciclone extratropical que se encontra a aproximadamente 750 quilômetros a Leste da costa dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo iniciou a fase de dissipação entre a noite de terça-feira (25) e durante esta quarta-feira (26). 

Ainda de acordo com a Marinha, está previsto que o sistema de desloque para Noroeste poderá provocar ventos de direção Sudoeste a Sudeste, com intensidade de até 75 km/h, na faixa litorânea entre os estados do Rio de Janeiro, ao norte de Cabo Frio, do Espírito Santo e da Bahia, ao Sul de Ilhéus, até a noite do dia 26 de agosto. 

Os ventos favorecerão a ocorrência de agitação marítima com ondas, em alto-mar, de direção Sudoeste a Sudeste, com até 5,0 metros de altura, entre os estados do Rio de Janeiro, ao Norte de Cabo Frio, do Espírito Santo e da Bahia, ao Sul de Caravelas, até a madrugada de quinta-feira (27).

Foto: Alex Pereira/ TV Vitória
Na Praia de Camburi, o mar estava agitado no início da manhã

Há condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de direção Sudeste, com até 3,0 metros de altura, entre os estados do Rio de Janeiro, ao Norte de Cabo Frio, do Espírito Santo e da Bahia, ao Sul de Caravelas, até a noite desta quarta-feira. 

Ciclone

A possível formação de um ciclone subtropical influencia as fortes rajadas de vento no Espírito Santo. De acordo com o Climatempo, a projeção dos modelos numéricos aponta que esse novo sistema, que é caracterizado como uma área de baixa pressão atmosférica. A princípio, o maior impacto dele é reforçar o vento do quadrante sul na costa do Espírito Santo e da Bahia, o que provocou fortes rajadas de vento no litoral dos dois estados.

Pontos moeda