Geral

Desistiu do açúcar? Conheça os adoçantes artificiais que devem ser evitados para preservar a saúde

Nesta terça-feira (19), às 18h, o Folha Vitória realiza uma transmissão ao vivo no Facebook para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto

O Brasil é o quarto país com maior consumo de açúcar em todo mundo. Mas, o que fazer para diminuir o consumo de açúcar? Substituir por adoçantes? Atualmente no mercado existem várias opções e uma escolha errada pode causar danos à saúde. Segundo a nutricionista Estela Reginatto, utilizando os adoçantes naturais você terá inúmeros benefícios.

Veja o vídeo ao vivo!

"As opções a serem evitadas são Sacarina, Aspartame e Sucralose. Produzidos artificialmente, são os mais utilizados pela indústria alimentícia e estão presentes na maioria dos produtos diets ou ‘zero açúcar’, como refrigerantes, sucos, iogurtes, biscoitos e sorvetes e também nos de consumo direto como os líquidos e em sachês", fala a nutricionista.

O que eles podem causar:

- Aumento da resistência à insulina: "Que é um dos fatores responsáveis pelo ganho de peso, entre aqueles que têm predisposição genética", afirma.

- Alteram a microbiota intestinal: "Gerando um aumento das chamadas endotoxinas, um dos fatores que aumentam a formação de substâncias inflamatórias, que podem causar obesidade", diz.

Mal de Parkinson e Alzheimer e Câncer: "Vários estudos já comprovaram as ações neurotoxicas do aspartame. Ele excita as células nervosas e pode causar enxaqueca em pessoas predispostas. Seu consumo frequente, em grande quantidade, e quando aquecido, já foi relacionado a problemas neurodegenerativos, como mal de Parkinson e Alzheimer, e até mesmo ao câncer", revela Estela.

Adoçantes Recomendados

Stévia 

"Extraído de uma planta nativa da América do Sul, a Stévia Rebaudiana, tem basicamente zero de calorias, inclusive pode trazer benefícios à saúde considerado. Possui uma doçura 300 vezes maior que o açúcar. Estudos demonstraram que a stévia pode ajudar os que sofrem de pressão alta e também ajuda a diminuir os níveis de glicose no sangue de diabéticos".

Taumatina

"É um adoçante natural uma mistura de proteínas extraída de uma planta da África. São adoçantes naturais que surgiram mais recentemente no mercado. É uma excelente opção em substituição ao açúcar. A Taumatina é utilizada como adoçante e/ou aditivo alimentar (intensificador de sabor), no Japão desde 1979. Como seu poder adoçante é muito elevado, costuma ser misturada a outros adoçantes ou substâncias neutras para ser comercializado. Hoje ele é difícil de ser encontrado no comércio por possuir um alto custo".

Xylitol e Eritritol

"Duas excelentes opções de adoçantes a ser utilizado no dia a dia. Os polióis são compostos que ocorrem naturalmente em vegetais. Suas estruturas moleculares são próximas as do açúcar e do álcool. Existem diversos polióis, cada qual com sua característica, dentre eles, os mais conhecidos são xylitol, eritriol, lactitol, maltitol, isomalte, manitol, sorbitol".

DICA DA NUTRICIONISTA:

"Escolha sempre os adoçante naturais (estévia, eritritol e xilitol) são as melhores opções para uso diário, como em cafés, chás e em receitas de bolos e doces caseiros. Mesmo o stevia possuindo um sabor um pouco residual, prefira utilizá-lo até que se acostume ao sabor. Eu já me acostumei, você também vai conseguir".

Live Facebook

Nesta terça-feira (19), às 18h, o Folha Vitória realiza uma transmissão ao vivo no Facebook para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto. A nutricionista Estela Reginatto é a convidada para responder questionamentos sobre escolha de adoçantes.

Pontos moeda