Geral

Após denúncia, policiamento é reforçado mas transtornos continuam na rua da Lama

A TV Vitória acompanhou, durante um mês, a vida noturna da rua da Lama

Após a TV Vitória denunciar, na última semana, flagrantes de consumo de drogas, pessoas dirigindo alcoolizadas, jovens urinando nas rua e som alto na rua da Lama, em Jardim da Penha, Vitória, a reportagem voltou ao local na noite desta sexta-feira (15). A situação encontrada não foi muito diferente da apresentada na denúncia. 

O policiamento foi reforçado na região. Militares foram vistos realizando rondas a pé e em viaturas, circulando pela rua e em pontos estratégicos. Apesar disso, o ritmo da vida noturna parece que não intimidou os frequentadores do local. Pessoas foram flagradas urinando em calçadas, em portas de lojas. 

Após as onze horas da noite, a movimentação no local ficou mais intensa. Veículos e pedestres continuaram competindo pelo mesmo espaço na rua da Lama. 

A TV Vitória acompanhou, durante um mês, a vida noturna da rua da Lama, e mostrou com exclusividade o comportamento de jovens, adultos e até crianças no local. Uso de drogas e som alto são situações rotineiras que incomodam quem mora na região.

Depois da reportagem ser exibida, a Prefeitura de Vitória, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), a Polícia Militar e outros órgãos decidiram ser mais firmes com quem colocar som alto na via pública. O proprietário do veículo pode responder na Justiça pelo ato. 

Histórico

A movimentação noturna na Rua da Lama teve início na década de 1980, quando os primeiros bares foram abertos. Com o passar dos anos o espaço ganhou cada vez mais frequentadores e se tornou tradição da vida noturna na capital.

Em 2015, a Rua da Lama foi transformada em um polo gastronômico pela Prefeitura de Vitória. Em 2017 surgiu a proposta de implantação do projeto "Rua Viva" no local, com objetivo de organizar o espaço público e oferecer mais segurança para os frequentadores e moradores da rua.

Prefeitura de Vitória

O secretário de segurança pública de Vitória, Fronzio Calheira, disse em entrevista na última semana, que às terças-feiras o trânsito é interditado no local. Durante as sextas-feiras a guarda de trânsito atua para coibir qualquer tipo de trânsito irregular de veículos e que os motoristas são notificados. Em relação a presença de pessoas disputando o espaço com os veículos, o secretário alega que a guarda de trânsito não consegue impedir que as pessoas circulem pelo local, pois é um direito delas.

Quanto aos carros de som e a reclamação dos moradores de barulho durante as madrugadas, Fronzio diz que de janeiro a agosto deste ano, a Prefeitura de Vitória já aplicou 150 notificações por infrações ao código de meio ambiente do município. Desse total, 80 penalidades foram aplicadas a motoristas de carros de som. O valor da multa é de R$ 6.534,00 a cada infração cometida.

O secretário diz ainda que "sempre que um fiscal presencia algo que é criminoso, ele tem que fazer a comunicação do crime". Fronzio Calheira afirma que quando o crime é comunicado para a Guarda Municipal ou Polícia Militar, é feita a condução da pessoa. Por fim, o secretário afirma que o poder público municipal ainda busca um equilíbrio entre a tranquilidade dos moradores e a diversão dos frequentadores do local. 


Pontos moeda