Geral

CNH Social abre mais 2.500 vagas nesta terça-feira no Espírito Santo; Governo promete 22 mil carteiras até 2022

Ao todo, o governo do estado tem como meta oferecer 25 mil carteiras até 2022

Andressa Balbi , Raissa Bravim

Redação Folha Vitória
Foto: Raíssa Bravim

A partir do meio dia desta terça-feira (17) já estarão disponíveis as inscrições para o programa CNH Social, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES). A 2ª fase do programa contará com 2.500 vagas. O evento de lançamento da nova fase foi realizada no Palácio Anchieta.

Com isso, serão 5 mil vagas ofertadas em 2019. Na primeira fase, em maio, já haviam sido liberadas 2.500 habilitações. No evento, foram entregues 399 carteiras de habilitação. No total, 600 documentos já foram entregues ao longo de 2019.

Segundo o diretor geral do Detran/ES, Givaldo Vieira, em 2020 serão ofertadas 7 mil vagas para a emissão de documentos pelo programa.

Na solenidade, também foi assinado um projeto de lei, propondo mudanças na lei da CNH social, de 2011. Segundo o diretor do Detran, uma das mudanças é referente a reprovação do candidato no processo de retirada da carteira. Com a aprovação do projeto, os candidatos poderão reprovar mais de uma vez. 

Segundo o governador do estado Renato Casagrande, o objetivo do governo é entregar 25 mil carteiras até 2022. "As mudanças que estamos fazendo são para emitir, de fato, os 25 mil documentos [...] estamos aperfeiçoando a lei para que a gente possa avançar mais e entregar as vagas que estamos abrindo". 

Quem pode participar?

Pessoas inscritas no Cadastro Único e que comprovem renda familiar de até 2 salários mínimos. Para se inscrever, basta entrar no site do Detran-ES.

Uma lista de espera também será criada para quem não conseguir ser selecionado.

Quais são as vagas

Serão 1 mil vagas para primeira habilitação (A e B); outras mil para mudança de categoria (D e E); além de 500 vagas para quem quiser adicionar categoria (A ou B).

Conscientização de condutores

Além da presença do governador, o evento teve participação do diretor geral do Detran|ES Givaldo Vieira, que apresentou os requisitos e as novas etapas do programa. Segundo o diretor, nesta fase, o programa de CNH Social vai contar com uma nova etapa, voltada para a conscientização da valorização da vida no trânsito.

'Na prática, haverá ações de conscientização dos novos condutores. As palestras serão realizadas por militares do Corpo de Bombeiros que atuam em resgates de acidentes", explicou Vieira.  

Foto: Raíssa Bravim

Criação do programa

Criado na primeira gestão do governador Renato Casagrande em 2011, o CNH Social, neste ano, passou a contar com a ampliação de vagas para oferecer carteiras de motorista gratuitamente a pessoas de baixa renda, residentes no estado, como explicou o diretor geral Givaldo Vieira. Ao todo, o governo do estado tem como meta oferecer 25 mil carteiras até 2022. 

Mortes no trânsito

Durante o evento de lançamento da CNH Social 2019, o ativista de conscientização no trânsito, Izaías Moreira, contou que perdeu a filha em um acidente na Rodovia do Sol, em 2014. Na época do acidente, segundo a Polícia Civil, o motorista do carro estava alcoolizado. O ativista aproveitou o evento para frisar a importância da conscientização e pediu responsabilidade no volante.  

'A vida no trânsito não é só do motorista, é do motociclista, do pedestre, de todos. O carro conduzido de forma errada, pode ser pior que um tiro de arma de fogo', ressaltou. 

Inscrição

A inscrição deve ser feita diretamente pelo site do Detran|ES. O candidato deve possuir os requisitos necessários da nova fase do programa. 


Pontos moeda