Geral

Estudando em casa? Confira dicas de aplicativos que podem ajudar na alfabetização

Pais de crianças nessa fase de aprender a ler e escrever, tem buscado soluções para ajudar os filhos nesse momento de isolamento social. Veja as dicas!

Foto: Divulgação

Por conta da pandemia, estudantes de todo o mundo tiveram de dar continuidade ao ano escolar em casa. Porém, crianças que estão em fase de alfabetização, podem encontrar algumas dificuldades distantes dos professores e dos colegas de sala de aula.

Pais de crianças nessa fase de aprender a ler e escrever, tem buscado soluções para ajudar os filhos nesse momento de isolamento social.

Educ 360º

Foi criado em parceria com a Apae de Cotia, funciona como um game que auxilia no processo de alfabetização, voltado para todas as crianças. A realidade aumentada auxilia no processo de aprendizagem de crianças em fase de alfabetização, sobretudo as de espectro autista e com Síndrome de Down.

Edu Edu 

Foi criado Desenvolvido pelo Instituto ABCD, que há 11 anos trabalha para melhorar a vida de pessoas com dislexia, o aplicativo de alfabetização foi criado especialmente para as crianças com dificuldade de aprendizado, se tornando um grande aliado no reforço escolar de forma dinâmica e divertida. É disponibilizado de forma gratuita na plataforma Android.

Bini Super ABC 

Para crianças Jogos de aprendizagem ajuda no processo de reconhecimento das letras do alfabeto. As crianças também aprendem a representação dessas letras a partir dos desenhos ponilhados, que auxiliam no desenvolvimento da habilidade motora fina e facilitam o processo de escrita. O app também pode ser baixado gratuitamente.

Formar Palavras

Gratuito para o Android, ele é um aplicativo desenvolvido com base no método fônico. Uma imagem que representa uma palavra é apresentada ao lado de síladas embaralhadas, a criança precisa formar a palavra corretamente.

Ilhas do Alfabeto 

É um jogo que auxilia os estudantes a conhecer as letras, os sons e o processo de formação de palavras. É indicado para crianças a partir dos 5 anos de idades.

Silabando 

Como o nome indica, apresenta as palavras, mas destacando as sílabas e os sons. Por meio de imagens, as crianças montam as palavras a partir do som. Completa com as sílabas que faltam e também ajuda no processo de separação das palavras.

PlayKids 

Exige assinatura. Foi desenvolvido por especialistas em educação infantil e oferece atividades interativas, jogos, séries e livros. Seguro para crianças pequenas e com disponibilidade de controle parental.

ABC do Bita 

É indicado para crianças de até 5 anos. O aplicativo ensina o alfabeto utilizando personagens, jogos interativos e músicas educativas.

*Com informações do Portal R7


Pontos moeda