Geral

Avenida Leitão da Silva volta a ter buracos após chuvas em Vitória

Motoristas e pedestres correm risco numa das principais vias de ligação da capital, onde fissuras e buracos na pista reaparecem sempre na época de temporais

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória

Um ano e nove meses após as obras de drenagem e pavimentação serem finalizadas, a Avenida Leitão da Silva, uma das principais vias da capital, voltou a conviver com buracos e desníveis no asfalto. 

O problema se agravou ainda mais com as pancadas de chuva que atingiram todo o Espírito Santo nesta semana. Quem passou por lá nesta sexta-feira (03) ficou impressionado com a buraqueira e o esfarelamento do material que recobre a pista. Motoristas e pedestres correm risco com a precariedade da pista. 

Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória

Novela de quase seis anos

As obras de drenagem, pavimentação e modernização da Leitão da Silva, sob responsabilidade do Governo do Estado, duraram quase seis anos, iniciando em 2014. A demora aconteceu devido a idas e vindas do projeto original, que teve que ser reformulado. 

As galerias de escoamento das águas de chuva tiveram que ser ampliadas diante de novos estudos que exigiam também um novo sistema de saneamento para evitar os históricos alagamentos em épocas de temporal.

As intervenções modificaram os quase três quilômetros da via com três pistas (três de cada lado) e entregaram também uma ciclovia no canteiro central sinalizada. 

Porém, mal foi inaugurada em dezembro de 2019, os buracos na pista começaram a aparecer. Desde então, o problema passou a ser recorrente, principalmente quando há grande volume de chuva.

No ano de 2020, a Prefeitura de Vitória realizou uma uma reparação tapa buracos para reparar os estragos causados na pista.

DER-ES diz que vai fazer reparos na pista

O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) informou que, após o período de fortes chuvas, vai enviar uma equipe para avaliar o trecho e tomar as devidas providências.

Buracos após as chuvas também em Cariacica

Foto: Reprodução TV Vitória

Em Porto Novo, Cariacica os moradores também vem sofrendo as consequências da forte chuva. Buracos e lamaçais vem prejudicando pedestres e motoristas que passam pela rua do bairro.

Em toda a extinção da rua São João, há pontos de destruição. Segundo os moradores, a passagem de veículos pelo local em perda de chuva faz com que a água entre nas casas.

Segundo Alexandre dos Santos, morador do local há 32 anos, a situação do bairro é delicada e causa revolta em todos os moradores.

"É um abandono da prefeitura com nosso bairro. Os ônibus jogam água dentro das casas. A gente vem lutando há bastante tempo, pedindo para olhem com carinho para nossa região. Buscamos líderes comunitários e prefeitos, só que infelizmente não fomos atendidos", contou Alexandre. 

Para equipe da TV Vitória/ Record TV, a Prefeitura de Cariacica informou que vem executando serviços de manutenção e melhorias nas ruas. Porém, tiveram que ser interrompidos  por conta da chuva, mas as equipes vão retornar aos serviços. 

Pontos moeda