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Monotrilho parte de estação com portas abertas

Redação Folha Vitória

- Um trem do monotrilho partiu com as portas abertas na zona leste da capital paulista, expondo passageiros a uma possível queda de uma altura de 15 metros, na manhã da última segunda-feira, 10. Segundo funcionários, o Metrô abriu uma investigação sobre o caso. Ninguém ficou ferido.

A falha aconteceu no monotrilho da Linha 15-Prata por volta das 11 horas.

Imagens de câmeras de segurança do Metrô mostram a falha. Após abrir as portas do trem e das plataformas, o sistema começa uma espécie de pane e abre e fecha as portas sequencialmente. Nesse meio tempo, duas passageiras tentar embarcar, mas se assustam e desistem. Quando as máquinas param de se mexer, as portas de plataforma ficam fechadas e as do trem, abertas. É quando o veículo parte.

Segundo metroviários, um operador da companhia percebeu a falha e acionou os freios de emergência, impedindo que o trem fizesse a viagem entre as Estações Oratório e Vila Prudente, distantes 2,9 quilômetros uma da outra.

Funcionários da empresa afirmam que o problema já havia ocorrido antes e seria decorrente de uma falha nos softwares da empresa, que vêm sendo corrigidos.

No monotrilho, os trens circulam em uma via elevada, sustentada por pilares e sob um trilho único, de concreto. A possibilidade de queda de passageiros em uma eventual falha motivou uma mudança, ainda na fase de projetos do sistema, que resultou na instalação de uma pequena passarela com corrimão entre os dois trilhos. A passarela nunca chegou a ser usada pelos passageiros.

Linha 15-prata

O monotrilho da Linha 15-Prata deveria ter 18 estações e ligar a Vila Prudente, na zona leste, ao extremo leste da capital, em Cidade Tiradentes. A obra está paralisada a partir de São Mateus.

Além das duas únicas estações existentes (Vila Prudente e Oratório), há oito em obras. A linha foi aberta, em testes, em agosto de 2014, e ainda não está em plena operação.

O Metrô informou que recolheu o trem para a manutenção e acionou a fabricante da composição. "A Bombardier implantou uma nova versão do sistema de controle de portas que elimina este tipo de falha em todos os trens do monotrilho", disse a companhia, em nota.

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