Geral

Festival InterAção: arte, alegria e diversão na Serra

O evento contou com apresentações culturais, como batalhas de danças urbanas e apresentações musicais e circenses. Além disso, projetos sociais também marcaram presença no festival

Foto: Andre Vinícius Carneiro

Centenas de famílias capixabas tiveram um sábado (12) recheado de diversão, lazer, cultura e conhecimento no Parque da Cidade, no município de Serra. No local, pela primeira vez foi realizado o Festival InterAção, festividade gratuita e voltada para todos os que quiseram aproveitar uma tarde repleta de atividades em família.

No dia das crianças, a garotada fez a festa. Com distribuição de picolés, pipoca, doces e uma enorme variedade de brinquedos e brincadeiras, não houve quem ficasse parado no festival. O evento contou com apresentações culturais, como batalhas de danças urbanas e apresentações musicais e circenses. Além disso, uma charanga e personagens do circo animaram o público durante todo o festival.

O empresário Lucas Carvalho, de 33 anos, levou toda a família para o Parque da Cidade. Morador da Serra, o empresário disse que ficou já conhecia o evento mas nunca tinha participado. 

"É muito importante a realização de ações como essa. Você trabalha a comunidade, a cidade e o impacto é muito positivo. Tenho que dar os parabéns à organização do evento e espero que continue realizando o InterAção e apoiando projetos de cultura no Espírito Santo", afirmou.

Já Rosane Braga mora em Vitória mas fez questão de levar as duas filhas para participar do festival. Ela comenta que chegou ao evento logo no início das atividades para que as filhas aproveitassem ao máximo. "Elas j´a brincaram de pular, ficaram felizes com a exibição das atrações circenses. Eu espero que o InterAção continue acontecendo, porque é muito legal para as crianças e toda a comunidade", comenta.

Inclusão

Foto: Andre Vinícius Carneiro

Além das atividades culturais, a quinta edição do Festival InterAção, realizado neste fim de semana, na Serra, contou com ações de educação ambiental e também com a participação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do Instituto Braille, que marcou presença no evento com um atendimento gratuito de massoterapeutas formados pela instituição.

O projeto ”Mãos Que Trabalham” é desenvolvido por alunos com deficiência visual do Instituto Luiz Braille do Espírito Santo (Ilbes) e tem o apoio da ArcelorMittal Tubarão. No primeiro semestre deste ano, pelo menos 25 alunos se especializaram na área para serem inseridos no mercado de trabalho. 

”O objetivo é preparar para o mercado de trabalho, para que eles aprendam a profissão de massoterapeuta e isso seja uma fonte de renda a mais para eles. Além disso, eles têm contato com o corpo do paciente, com outras pessoas, então isso de alguma forma é positivo bom pra eles”, explica a fisioterapeuta Karolina Herler de Avellar. 

Para quem teve a oportunidade de participar da ação, a sensação foi única. "É muito relaxante, deu até vontade de dormir sentada ali. Eles estão de parabéns pelo projeto", opina a estudante Rhayssa Fagundes, de 19 anos. 

Foto: Andre Vinícius Carneiro
Gastrolar: cardápio com linguagem braille. 

Outro projeto que participou do Festival InterAção foi o Gastrolar, um projeto social que tem por objetivo a capacitação de pessoas carentes no ramo da Gastronomia. Através desse projeto os alunos formandos do curso superior, acompanhados por um professor tutor, ministram oficinas de culinária com foco nas preparações que podem ser realizadas como fonte de renda complementar para muitas famílias.

Todas as páginas do cardápio do projeto também possuem linguagem braille, para atendimento às necessidades dos deficientes visuais.

O Festival InterAção

O Festival faz parte de um amplo programa desenvolvido pela ArcelorMittal Tubarão, que tem como objetivo construir e consolidar um relacionamento com as comunidades, as organizações civis e os órgãos públicos. 

"A ArcelorMittal organiza esse festival com muito carinho, com uma programação cultural, arte circense. É uma programação voltada para as famílias. E nada melhor do que nesta quinta edição trazer o festival para a cidade onde a empresa está inserida", afirma Jennifer Coronel, gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão.

Uma das grandes novidades desta edição do festival foi a participação de projetos sociais. "Pensamos em uma programação que valorizasse a diversidade, a inclusão. Por isso, trouxemos parceiros importantes da em´presa, como a Apae e o Instituto Luiz Braille para o evento. Hoje, é preciso que as famílias estejam inseridas no contexto da inclusão", afirma. 


Pontos moeda