Geral

Chuva deve continuar até domingo no ES; Inmet emite alerta para 41 cidades

De acordo com o Climatempo, um ciclone subtropical deve passar pelo o Estado. O litoral do ES deve ter, além do maior volume de chuva, as maiores rajadas de ventos

Foto: Nayne Oliveira/ Folha Vitória

A chuva prevista para atingir o Espírito Santo chegou nesta quinta-feira (22) com ventos moderados e queda de temperatura na Grande Vitória. Segundo o Climatempo, os próximos dias devem seguir da mesma forma.

A chuva e os ventos fortes devem ocorrer do norte do Rio De Janeiro até o sul da Bahia, passando por boa parte de Minas Gerais e todo o estado do Espírito Santo. Isso porque há formação de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa capixaba que pode dar origem a um novo ciclone subtropical.

Os fatores indicam que até o domingo (25) os acumulados de chuva cheguem aos 100mm em algumas cidades, o que pode acarretar em alagamentos e inundações. A pior condição do tempo fica para o litoral do Espírito Santo, que deve ter, além do maior volume de chuva, e ventos de até 80km/h.

Por conta dos fortes ventos formados, há previsão de ressaca. A partir de segunda-feira (26), a costa fluminense e capixaba podem ter ondas de 2,5m. Na terça-feira (27), o mar deve subir ainda mais, com ondas de 3m de altura.

Ainda de acordo com o Climatempo, um ciclone subtropical é um sistema híbrido, ou seja, ele não é nem um ciclone extratropical e nem um furacão, ele é realmente o meio termo. "Não precisa de uma frente fria para se formar, mas também não tem um centro de baixa pressão tão intenso quanto de um ciclone tropical", explica.

Se confirmado, esse será o décimo sistema catalogado pela Marinha do Brasil, e deve ter o nome de Mani.

Alerta

Um alerta de acumulado de chuva foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para 41 cidades do Estado. O aviso vai até às 21 horas desta quinta-feira.

Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, nos seguintes municípios:

Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Barra De São Francisco, Boa Esperança, Colatina, Conceição Da Barra, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, João Neiva, Laranja Da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria De Jetibá, Santa Teresa, Serra, Sooretama, São Domingos Do Norte, São Gabriel Da Palha, São Mateus, São Roque Do Canaã, Vila Pavão, Vila Valério, Água Doce Do Norte, Águia Branca e Afonso Cláudio.

Temperaturas

Foto: Nayne Oliveira/ Folha Vitória

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a quinta-feira (22) será de muitas nuvens e chove em alguns momentos do dia por todo o Espírito Santo. As temperaturas máximas estão em declínio por todo o Estado.

Na Grande Vitória, sol entre muitas nuvens e chuva em alguns momentos. Temperatura mínima de 22 °C e máxima de 27 °C. Vitória: mínima de 22 °C e máxima de 26 °C.

A sexta-feira (23) também será de muitas nuvens e chove em alguns momentos do dia por todo o Estado.

Na Região Serrana, sol entre muitas nuvens e chuva fraca em alguns momentos. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 18 °C e máxima de 27 °C. Nas áreas altas: mínima de 16 °C e máxima de 25 °C.






Pontos moeda