Geral

Voluntários retiram mais de meia tonelada de lixo do Rio Una em Guarapari

Cerca de 300 voluntários participaram da ação organizada pelo grupo "S.O.S Rio Una", que ocorreu no último dia 27

Foto: Leitor
Essa foi a 16ª edição do mutirão, que acontece anualmente. 

Recentemente, o grupo S.O.S Rio Una realizou mais um tradicional mutirão de limpeza do rio, que ocorre anualmente. Neste ano, na 16ª edição, a ação reuniu aproximadamente 300 voluntários, que coletaram mais de 600 kg de resíduos sólidos.

A 16ª edição do mutirão homenageou o pescador Elson e o artesão Itamar, apoiadores da ação que faleceram este ano. A iniciativa contou com a participação de cerca de 300 pessoas, incluindo membros do Lions Clube Guarapari, e durou quase duas horas. Com o auxílio de 40 caiaques e dois barcos de apoio, 600 kg de lixo foram retirados das margens do rio.

Para José Salustiano, que fundou o S.O.S Rio Una, em 2004, apesar de alto, o número representa um avanço. “Quando fizemos a primeira descida, 16 anos atrás, retiramos duas toneladas de lixo. Na última edição, foram 600 quilos. Isso mostra que a ação surte efeito e, desde que começamos, a situação do rio já melhorou muito”.

De acordo com ele, o resultado positivo se deve não apenas à retirada do lixo, mas também à reeducação da população. “Além dos mutirões de limpeza, nosso grupo promove ações de conscientização dos alunos da escola Celita Bastos Garcia, localizada às margens do rio. Essa educação também é muito importante”.

Satisfeito com a adesão à iniciativa, Salustiano agradece aos colaboradores. “Cada um que participa é muito importante, assim como aqueles que nos ajudam com as camisas, com os lanches… São essas pessoas que tornam a ação possível e bem sucedida”.

Pontos moeda