Geral

Enem 2021: Dicas do que fazer se você estudou pouco (ou quase nada) para as provas

Priorizar o que pode de fato cair no exame, mapear erros e intensificar as redações podem fazer a diferença nas provas dos dias 21 e 28 de novembro

Foto: Agência Brasil

Na contagem regressiva para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos procuram uma fórmula mágica que resolva todos os problemas e traga a tão sonhada aprovação. 

Óbvio que, para isso, fórmulas milagrosas tendem a não funcionar, mas os professores Lorenzo Tessari e Paulo Victor Scherrer, da Anole Métodos de Estudo, apontam que com um pouquinho de estratégia e esforço é possível ajudar nesta trajetória final para o exame. Veja abaixo:

Saiba o que mais cai na prova

Foto: congerdesign/Pixabay

Saber o que mais cai no Enem, em todas as 4 áreas do conhecimento, é o primeiro passo para esta reta final, caso não tenha dado ele ainda. A Matriz de Competências e Habilidades do Enem deixa claro exatamente o que pode aparecer na prova, porém saber quais são as habilidades mais cobradas e quais os conteúdos de cada matéria mais cobrados nos últimos anos fornece um excelente indicativo do que pode vir na próxima prova. Ou seja, não ir para a prova sem saber onde está pisando, é algo fundamental.

Mapeie os seus erros

Foto: Annekarakash/Pixabay

Como o tempo é curto, estudar tudo é uma tarefa quase impossível, por isso, as ações precisam ser priorizadas. Após saber o que mais cai no Enem, fazer exercícios desses assuntos tanto de provas antigas quanto de maneira avulsa.

O objetivo aqui é saber, quais desses conteúdos, o candidato está mais errando, pois eles serão as prioridades de estudo. Temos a tendência de não enfrentarmos os nossos erros, mas essa é a hora de confrontá-los e usá-los a nosso favor.

Revise

Foto: Katemangostar/Freepik

Repetir uma ação várias e várias vezes é uma das formas de dizermos para nosso cérebro que aquilo é importante. Dessa forma, revisar é reforçar algo que possivelmente está sendo esquecido e isso se torna tão importante quanto aprender pela primeira vez o conteúdo. 

A revisão é muito negligenciada pelos candidatos, porém, é um dos fatores mais cruciais para uma boa preparação. Se dedicar mais as revisões do que estudar conteúdo novo, separar um tempo exclusivo para as revisões e priorizar revisar os assuntos mais importantes que você tem errado, é o segredo para essa reta final.

Intensifique as redações

Foto: Jcomp/Freepik

A redação é a prova que mais pode contribuir na nota, mas também pode jogar a chance de aprovação no chão. Então, treiná-la exaustivamente é a premissa fundamental para se ter um bom resultado. 

Repetir bastante o procedimento que irá fazer, compreender muito bem as competências, praticar e ganhar segurança na execução, são ações que vão minimizar a possibilidade de um possível nervosismo afetar negativamente o candidato.

Não abandone os cuidados com o corpo

Foto: Divulgação

É comum nessa reta final os alunos simplesmente abandonarem os exercícios físicos, o sono e se debruçarem em livros. Isso é um erro pois uma boa preparação precisa englobar o aspecto físico/fisiológico. 

Existe uma relação entre corpo e mente que precisa ser lembrada, e por isso, nessas últimas semanas, perder noites de sono para ficar estudando é algo que não deve ser feito. 

O sono é essencial tanto para o corpo quanto para a mente, por isso, o equilíbrio entre boas horas de descanso e estudos é fundamental. Paralelamente, ter momentos destinados a fazer exercícios físicos é uma forma de pausar estrategicamente os estudos e oxigenar o cérebro. Vale ressaltar que é bom ter cuidado com o excessos para não se machucar.

Cuide do seu psicológico

Foto: Wayhomestudio/Freepik

O psicológico, junto com o cognitivo e o físico é um dos três pilares para uma boa preparação. Quantas vezes já vimos alunos extraordinários que na hora da prova algo deu errado e o controle emocional atrapalhou tudo. 

Para que isso não aconteça, buscar equilibrar os pensamentos, tirar um tempo para passar com a família, amigos, e fazer coisas que gosta contribuem para que esses últimos dias sejam mais leves.

Para quem se dedicou o ano inteiro, é importante compreender que o mais difícil já passou. Abdicar de fazer coisas que gosta e estudar horas a fio, não são tarefas fáceis de serem realizadas durante todo o período letivo. E para quem não teve tempo de se preparar, iniciar com essas dicas pode, sem dúvida, contribuir positivamente na nota final.

Participe das lives e dicas sobre o Enem no Folha Vitória

Todas as quartas e quintas-feiras, às 19h30, os candidatos terão dicas por área dos assuntos que são as apostas para o Enem. 

Por meio de uma parceria entre o jornal online Folha Vitória, a Gama Ensino e a Anole Métodos de Estudo, listas de exercícios também serão disponibilizadas gratuitamente para os candidatos.

Além disso, uma live na semana da prova trará orientações do que fazer tanto na véspera quanto no dia dos testes.


Pontos moeda