• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Macri pedirá aplicação da cláusula democrática do Mercosul contra a Venezuela

  • COMPARTILHE
Geral

Macri pedirá aplicação da cláusula democrática do Mercosul contra a Venezuela

- O presidente eleito da Argentina, Mauricio Macri, afirmou nesta segunda-feira que solicitará no Mercosul a aplicação da cláusula democrática do bloco contra a Venezuela, informa a imprensa argentina. Após vencer o segundo turno da disputa eleitoral ontem, Macri concedeu entrevista coletiva hoje para delinear alguns dos pontos de seu novo governo.

De acordo com o jornal Clarín, Macri reiterou uma promessa de campanha e disse que pedirá ao Mercosul a aplicação da cláusula democrática do bloco em relação à Venezuela. Com isso, Caracas poderia ser alvo de sanções ou mesmo da suspensão, por supostas violações aos princípios democráticos. "Vamos fazer como dissemos na campanha. Vamos invocar a cláusula democrática contra a Venezuela, isso lhe corresponder pelos abusos e pela perseguição aos opositores", afirmou Macri. O próprio jornal argentino lembra que o governo do Brasil resiste à aplicação dessa cláusula com relação à Venezuela.

Segundo o La Nación, o presidente eleito "condenou a perseguição aos opositores do presidente Nicolás Maduro e os ataques à liberdade de expressão". Além disso, o jornal informa que Macri defendeu que o Mercosul avance para lançar convênios com a União Europeia e para convergir para uma aliança com o Pacífico.