Geral

Creche de Guarapari é interditada depois de infestação de pombos e piolhos de pombo

O responsável disse que por causa do problema, algumas crianças têm tido reações alérgicas.

Foto: Hamilton Garcia
A creche fica localizada no bairro Independência. Foto: Hamilton Garcia.

O pai de uma aluna que estuda no CEMEI Acidolino Borges (antigo Caic), fez uma reclamação em sua rede social sobre uma infestação de piolhos de pombo na instituição. Na publicação, o pai, que não iremos identificar, reclama da falta posicionamento dos órgãos responsáveis.

O pai informou que a presença dos pombos é antiga, mas ele diz que o problema se agravou por causa de uma infestação de piolhos de pombo, que segundo ele, tem adentrado nas dependências da creche. Ele ainda disse que, por causa do contato com as crianças, as mesmas têm demonstrado diversas reações alérgicas, inclusive sua filha de dois anos de idade.

Foto: Reprodução

Procurada, a prefeitura de Guarapari fez um esclarecimento em nota:

"A Secretaria Municipal de Educação (Semed) esclarece que adotou todas as providências, tão logo teve conhecimento do fato. A Secretaria de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foi acionada e realizou o atendimento imediato e pontual no CEMEI “Acidolino Borges”, com visitas técnicas no local, durante três dias seguidos (26, 27 e 28 deste mês), inclusive com a desinsetização do espaço Escolar, que foi realizada nessa terça-feira, 27.

Os técnicos do CCZ e a equipe da Semed estão presentes na escola desde segunda-feira fazendo a inspeção e o monitoramento. Além disso, a equipe escolar recebeu orientações e detalhes do trabalho que está sendo feito para proteger as crianças e os funcionários, para isso, foram realizadas três reuniões com a equipe, e a última, com a presença de alguns pais, para esclarecimentos junto aos técnicos do CCZ. 

Hoje, 28, o trabalho foi concluído e o espaço está apto à sua funcionalidade normal. Porém, por medidas de extrema precaução, a Semed suspendeu as aulas hoje no turno vespertino, amanhã (29) e sexta-feira (30), no período integral, para realização de intervenções físicas no prédio, como vedação de possíveis entradas e limpeza geral em todo o ambiente escolar, garantindo assim, um ambiente saudável e seguro para os que ali frequentam"

Texto: Sara de Oliveira

Pontos moeda