Geral

Com a chegada do final de ano, veja quantos feriados prolongados 2020 terá e programe-se!

Comece a pesquisar os valores das passagens aéreas e dos pacotes – dá, por exemplo, para parcelar ao longo do ano e já ter tudo pago quando chegar a folga

Foto: Reprodução/Pexels

O ano de 2019 ainda não acabou, mas viajante prevenido sabe que planejamento é a melhor maneira para economizar nas viagens – especialmente em um ano cheio de feriados emendáveis como será em 2020.

Ao todo, serão nove feriados prolongados, e já está na hora de se preparar para as próximas folgas. Uma dica é começar a pesquisar os valores das passagens aéreas e de pacotes de viagens. Fazendo isso, dá, por exemplo, para parcelar ao longo do ano e já ter tudo pago quando chegar a folga.

Para quem vai ao exterior, é importante comprar dólares e euros mês a mês e aos poucos para não sentir a variação do câmbio. Além disso, é importante checar o passaporte e visto. Assim, você terá tudo organizado para curtir sua viagem.

Veja a lista de feriados prolongados

1 - Ano novo - 1º de janeiro - (quarta-feira)

2 - Carnaval - 24 a 26 de fevereiro - (segunda-feira a quarta-feira)

3 - Sexta-feira Santa - 10 de abril - (sexta-feira)

4 - Páscoa - 12 de abril - (domingo)

5 - Dia de Nossa Senhora da Penha (estadual) 20 de abril - (segunda-feira)

6 - Tiradentes - 21 de abril - (terça-feira)

7 - Dia do Trabalho - 1º de maio - (sexta-feira)

8 - Corpus Christi - 11 de junho - (quinta-feira)

9 - Independência do Brasil - 7 de setembro - (segunda-feira)

10 - Dia de Nossa Senhora Aparecida 12 de outubro - (segunda-feira)

11 - Finados - 2 de novembro - (segunda-feira)

12 - Proclamação da República - 15 de novembro - (domingo)

13 - Natal - 25 de dezembro - (sexta-feira).

Confira os destinos turísticos no ES e programe-se para viajar!

Foto: Montagem/Folha Vitória

Como você já sabe, 2020 terá nove feriados prolongados, ou seja, são oportunidades para conhecer lugares novos e explorar os pontos turísticos localizados no Espírito Santo. O jornal online Folha Vitória separou fez um pequeno resumo do que pode se encontrar em cada um.

Parque Estadual Pedra Azul

Criado para proteger amostras dos ecossistemas, o Parque Estadual da Pedra Azul (PEPAZ) se destaca pelas formações rochosas de granito e gnaisse e abriga um dos mais importantes cartões postais do Espírito Santo: a Pedra Azul.

É um dos parques mais visitados por turistas principalmente no inverno. Uma quantidade diversificada de espécies vegetais pode ser encontrada: orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cássias, ipês, além de várias espécies de canela. Assim como a fauna do local, que conta com animais como tatu, tamanduá-de-colete, jaguatirica, araponga, veado catingueiro, trinca-ferro e sabiá, além de alguns ameaçados de extinção como sagüi-da-serra, onça sussuarana e macaco barbado.

Serviço

Endereço: Rota do Lagarto, km 2,3 - Pedra Azul - Domingos Martins/ES

Horário de visitação: terça-feira a domingo das 08:00 horas às 17:00 horas. O acesso às trilhas é de 08:00 horas às 14:30 horas.

Mais informações: (27) 3248-1156 ou (27) 99846-3489

Parque Nacional do Caparaó

Situado entre o Espírito Santo (70%) e Minas Gerais (30%) o Parque Nacional do Caparaó abriga a terceira montanha mais alta do Brasil: o Pico da Bandeira. O parque oferece um belíssimo visual e muitos rios e cachoeiras para tomar banho. Muitos visitantes inexperientes escolhem o local para realizar a subida, devido à facilidade em alcançar o cume de 2.890 mil metros de altitude.

No entanto, mesmo com essa "facilidade", a caminhada dura cerca de duas horas e meia por meio de trilhas íngremes. O frio também aparece com bastante frequência nessa região e é recomendável estar bem agasalhado para fazer a subida.

Serviço

Endereço: Vale Verde, Zona Rural - Alto Caparaó (MG)

Horário de funcionamento: 7h às 18h para visitas, com ou sem pernoite.

Mais informações: (32) 3747 2086 (Setor de Reservas) ou (32) 3747 2943 (Sede Administrativa)

Domingos Martins

Marcada pela imigração alemã do século XVIII, a cidade possui construções com fachadas em estilo germânico. A principal atividade do município é a agricultura, seguida do turismo e mais recentemente algumas pousadas rurais vem desenvolvendo na região o agroturismo. O município é um dos principais produtores de morango, hortifrutigranjeiros, café e banana do Espírito Santo.

As propriedades rurais produzem os próprios produtos usados na alimentação e no preparo de comidas típicas da região.

O Turismo rural no município possui ótima infra-estrutura turística onde propriedades rurais, produzem seus próprios produtos usados na alimentação e no preparo de comidas típicas da região. Os turistas podem adquirir e experimentar deliciosos queijos, licores, vinhos, pães, biscoitos, doces e outros produtos 100% orgânicos produzidos na própria região.

Itaúnas

O vilarejo de Itaúnas é palco de festivais de forró que atraem turistas de outros estados e também da região metropolitana do Espírito Santo. Com dunas e praias, o local é excelente para quem busca relaxar durante o feriadão.

Como chegar

Quem vem pela BR-101 do sul ou do norte deve entrar no trevo de Conceição da Barra e seguir por 14 km até o trevo de Itaúnas. Daí para frente são 21 km em estrada de terra batida.

Uma dica para quem tiver apenas dois dias de viagem é atravessar a ponte sobre o Rio Itaúnas e descer as dunas em direção a uma das melhores praias do Espírito Santo. Se tiver mais tempo, conhecer as praias ao norte do vilarejo: Riacho Doce, Costa Dourada, Coqueiros e Gesuel.

Santa Teresa

Com cerca de 23 mil habitantes e forte influência da imigração italiana, o município de Santa Teresa é um destino perfeito para uma viagem romântica e para quem curte o clima de montanha. A cidade é responsável por produzir mais de 700 toneladas de uva por ano.

A Rua do Lazer é uma boa pedida para o turista que quer aproveitar os inúmeros bares e restaurantes da região.

Alfredo Chaves

O município de Alfredo Chaves conta com três roteiros turísticos para valorizar as paisagens exuberantes da região. Caminho das Águas, Vale da Aventura e o mais recente, 7 Maravilhas. Todos levam a variadas opções de lazer entre cachoeiras, vales, corredeiras, picos e monumentos religiosos e culturais.

Vale da Aventura

Oferece um passeio cheio de adrenalina, começando na vila de Cachoeira Alta, a 5 km da sede, com diversas opções de esportes radicais. Ideal para os adeptos de aventura. O roteiro integra várias propriedades na área rural de Alfredo Chaves, onde são encontrados conforto, infraestrutura e recursos necessários para a prática de modalidades como voo livre rapel, escalada e os passeios de caiaques.

Caminho das Águas

O roteiro leva à tranquilidade e ao bucolismo da área rural. O circuito é uma combinação de cultura, hospitalidade, matas e dezenas de belas cachoeiras, além de diversas propriedades que comercializam pães, massas, biscoitos, doces, vinhos e licores. A região proporciona um momento de contemplação da paisagem e da simplicidade da vida no campo. As comunidades que integram o roteiro são Matilde, São Roque de Maravilha, Carolina, São Marcos e Vila Nova de Maravilha.

Sete Maravilhas de Maravilhas

Escolhida por meio de votação, 'As 7 Maravilhas de Alfredo Chaves' representam os inúmeros atrativos turísticos do município. São sete lugares providos de belezas naturais e construções encantadoras, comidas típicas e rica cultura.


Pontos moeda