Geral

Criança de 1 ano morre em hospital após se engasgar comendo pipoca em Cariacica

Segundo informações de familiares, a criança teria aspirado um grão do milho, que foi parar no pulmão e gerou complicações no quadro de saúde

Foto: Prefeitura de Vitória

Após uma criança de 1 ano e 9 meses morrer na tarde de segunda-feira (04), dias após se engasgar comendo pipoca,  no município de Cariacica, o coronel do Corpo de Bombeiros, Carlos Wagner, destacou alguns cuidados relevantes diante de um engasgamento. 

Segundo ele, a menina estava internada há cerca de 45 dias, no Hospital Infantil, em Vitória, mas não resistiu às complicações.   

O coronel disse ainda que a criança teria aspirado um grão de milho, no momento em que se alimentava. O grão foi parar no pulmão e gerou complicações no quadro de saúde. 

Familiares da criança não quiseram repassar mais informações sobre o caso.

Dicas de socorro 

O coronel Wagner Borges, que é representante Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, conversou com a equipe de reportagem TV Vitória/Record TV, e explicou  como se deve agir diante de um engasgamento. 

Foto: Reprodução

"Por conta desses casos, o Corpo de Bombeiros tem realizado palestras, justamente para ensinar princípios básicos para o salvamento de uma criança. Diante de uma situação de engasgamento, se a criança tiver em média até dois anos de idade, ela deve ser colocada sobre o braço, com a barriga para baixo. Em seguida, segure a cabeça da vítima utilizando o dedo indicador e médio, segurando o queixo dela. Após, de cinco tapas entre os pulmões da criança, com a palma da mão aberta. Por fim, vire a vítima, e faça cinco massagens cardíacas com os dedos indicador e médio, e verifique se o objeto foi expelido", explicou.

O coronel disse ainda que após o procedimento não se deve colocar o dedo na boca da criança para tentar fazer a retirada do objeto, pois em alguns casos, pode acontecer do objeto ser ingerido, trazendo outras complicações. 

Cuidados ao alimentar

O coronel aproveitou para frisar que é preciso ficar atento aos sinais que uma criança pode emitir por um incômodo. Ele explicou ainda, que diante de um choro, nunca deve alimentar uma criança, pois isso pode gerar ar no momento de consumir o alimento e causar um grave engasgamento.

"Frutas como pera e maçã também podem ser perigosas, já que não existe um processo de mastigação entre as crianças de até 02 anos de idade. Nunca alimente elas com essas frutas, principalmente quando elas estiverem em um momento de incomodo ou choro", destacou. 



  

Pontos moeda