Geral

Comunidade de Santa Isabel, em Domingos Martins, distribui 40 mudas de árvores no dia de Finados

A convite da CNBB, Pároco participou do plantio que teve como objetivo estimular diversas iniciativas de cuidado com o próximo

Foto: Divulgação
Pároco Pe. Santhosh Paul D'Souza e Diocemar Endringer fizeram parte deste momento de cuidado com o meio ambiente

No dia 2 de novembro, os brasileiros foram convidados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a plantarem uma árvore em memória dos entes falecidos, na campanha “Cuidar da Saudade”. De acordo com o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, “esse gesto, além de evitar as tradicionais aglomerações nos cemitérios, liga-se também à triste destruição ecológica decorrente das queimadas em algumas regiões do país”.

“Neste ano que vivemos a pandemia do Covid-2019, a CNBB nos convida a plantar uma árvore. Na Paróquia de Santa Isabel, na montanha do cemitério, plantamos três árvores: uma em memória dos falecidos da Paróquia; uma em memória dos padres que faleceram nesta Paróquia e a terceira árvore em memória de todas as vítimas da Covid-2019”, disse o Pároco Pe. Santhosh Paul DSouza.

O coordenador da comunidade de Santa Isabel, Diogo Bueno Ferreira conta que após a missa de finados, realizada no dia 2, foram distribuídas 40 mudas de árvores. “Estas mudas nos foram doadas pela Kebis Biscoitos Caseiros que possui um projeto de distribuição de mudas nativas para plantio visando o reflorestamento”, contou Diogo.

O convite para plantar uma árvore no Dia de Finados, segundo dom Joel, é feito a “todos que experimentam a saudade e se angustiam com a devastação ambiental”. Dentro da perspectiva ecológica, a CNBB indica o plantio de árvores nativas de cada região e, se possível, árvores alimentícias. Além disso, é recomendável que se evitem sementes, fazendo o plantio a partir de mudas, com procedência garantida.

Pontos moeda