Geral

Enem 2021: portões fecham e provas começam para 43 mil inscritos no ES

Provas acontecem em 38 cidades capixabas e os candidatos vão resolver questões de ciências da natureza e de matemática

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Suellen Araujo/TV Vitória

Os portões dos 230 locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 foram fechados às 13h deste domingo (28). Cerca de 43 mil inscritos no Espírito Santo são esperados para o segundo dia de prova física do Enem. Inicialmente, 58 mil estudantes capixabas estavam inscritos, mas 15 mil não compareceram aos locais de prova no primeiro dia de aplicação.

As provas acontecem em 38 cidades capixabas. Os candidatos vão resolver questões de ciências da natureza e de matemática.

Em alguns locais, houve registro de estudantes chegando no último minuto. No Colégio Salesiano, no Forte São João, em Vitória, a reportagem da TV Vitória flagrou estudantes correndo para acessar o local de prova no último minuto. 

Um deles, vestindo camisa do Flamengo, time derrotado no ´´ultimo sábado (27) pelo Palmeiras na decisão da Libertadores, chegou a perder os chinelos na pressa. Ele voltou, pegou o calçado e partiu rápido para dentro da escola antes que os portões se fechassem.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, 57.713 candidatos no Espírito Santo se cadastraram para a prova impressa. Mas 14.774 faltaram, com índice de ausência em 25,6%. Já na prova digital, quase metade dos 846 candidatos inscritos não fizeram o teste. Foram 404 ausências, o equivalente a 47,8%.

Os candidatos que não compareceram ao primeiro dia de prova não poderão disputar vagas em universidades. De acordo com o Inep, os estudantes que desejarem fazer a segunda etapa do teste sem ter feito a primeira, farão apenas para autoavaliação. O boletim de desempenho individual apresentará as notas das provas realizadas.

Duração da prova

Assim como no último domingo, os portões dos locais de provas foram abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. As provas tiveram início às 13h30.

Os participantes terão cinco horas para responder 45 questões de Ciências da Natureza, que envolve as disciplinas de Biologia, Física e Química, e 45 questões de Matemática.

A partir das 15h30 os estudantes poderão deixar os locais de provas, mas sem o caderno de questões. A saída com o caderno será permitida a partir das 18h.

Orientações

Os participantes do Enem 2021 deverão levar para as provas o documento de identidade com foto e caneta preta de tubo transparente. O uso de máscara é obrigatório desde a entrada no prédio de prova.

Como opcionais estão o cartão de inscrição, máscaras reservas, recipiente com álcool em gel, garrafa d’água e alimentos como biscoitos, chocolates e frutas. No caso do telefone celular, ele deverá ser desligado e colocado no porta-objetos que será entregue pelo fiscal. 

Gabarito

O gabarito oficial do Enem 2021 será liberado até quarta-feira, 1º de dezembro, terceiro dia útil após a realização das últimas provas, no site do Inep.

Com as notas do Enem 2021 será possível participar das edições de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Brasileiros também podem estudar em Portugal usando as notas do Enem.

Pontos moeda