Geral

Enem 2021: quase 30% dos inscritos no ES não fizeram a segunda etapa da prova

Ao todo, quase 58 mil estudantes se inscreveram para o exame no estado. Desse total, mais de 17 mil deixaram de fazer a prova neste domingo

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou nesta segunda-feira (29) o balanço da segunda etapa do Enem 2021. Quase 30% dos alunos inscritos no Espírito Santo não compareceram no segundo dia de prova. A proporção é a mesma verificada em todo o Brasil.

De acordo com o Inep, 57.713 estudantes se inscreveram para o exame no Espírito Santo. Desse total, 40.467 fizeram a prova — o que representa 70,1% —, enquanto outros 17.246 (29,9%) não compareceram e, portanto, foram eliminados.

Para a versão digital do exame, o índice de evasão foi bem maior. Segundo o instituto, dos 877 no Espírito Santo, apenas 417 fizeram a prova, o que representa 47,5% do total. Outros 460 candidatos (52,5%) se ausentaram dos locais de prova.

Agora, a expectativa dos estudante que fizeram o exame é conferir o resultado das provas. André de Almeida está entre os capixabas inscritos no exame. Ele prestou o vestibular nos dois dias de prova. A meta dele é entrar na faculdade de Farmácia.

"Eu pensei muito tempo e vi que farmácia abrange uma coisa que eu gosto muito, que é química, e estou com a expectativa boa".

O rapaz conta que achou a prova de matemática complicada, mas ainda assim está confiante. Assim que chegou em casa após a prova, neste domingo (28), assistiu vídeos de professores comentando as questões. 

"Eu vi que matemática foi o que eu mais errei. Foram 44 questões de matemática. Mas, no total, eu fui bem".

Já entre os estudantes faltosos da segunda etapa do Enem está André de Oliveira, que fez a prova apenas no primeiro dia. Ele explica o motivo.

"Desmotivação. Eu estava desmotivado porque a prova do Enem, além de ser muito extensa, tem uma linguagem técnica na qual você está no meio de um assunto que muitas das vezes você conhece, porém, pela linguagem, acaba confundindo muito a mente da gente".

Estudantes já podem pedir a reaplicação do Enem

O Inep, responsável pela organização do exame, também informou nesta segunda-feira que estudantes que apresentaram sintomas da covid-19 ou de outras doenças infectocontagiosas e que, por isso, não fizeram a prova, podem pedir a reaplicação do Enem pela página do participante. O prazo começou nesta segunda e vai até a próxima sexta-feira (03).

"Os pedidos de reaplicação já estão disponíveis na página do participante até o dia 3 de dezembro. Então aqueles que tiveram algum problema de logística ou tiveram alguma intercorrência ao longo da aplicação têm agora essa oportunidade", informou o presidente do Inep, Danilo Dupas.

A previsão é de que as provas sejam reaplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. O gabarito das questões será divulgado na próxima quarta-feira (01). Já o resultado no Enem será anunciado em 11 de fevereiro.

"Se não for dessa vez, eu vou estudar mais ainda para, no ano que vem, eu estar mais forte", afirmou André de Almeida.

*Com informações da repórter Gabriela Valdetaro, da TV Vitória / Record TV.



Pontos moeda