Geral

História e Geografia no Enem: veja resumão e lista de exercícios para a prova

Por meio de uma parceria entre o jornal online Folha Vitória e a Gama Ensino, listas de exercícios, além de lives, serão disponibilizadas gratuitamente

Foto: Divulgação

Falta muito pouco para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias já acontece no próximo dia 21 de novembro. Nesta contagem regressiva, o Folha Vitória traz uma lista de exercícios preparados pela Gama Ensino, que vai servir de treinamento para quem quer focar nas apostas para a prova. 

Os interessados podem baixar a lista de exercícios no arquivo disponibilizado logo abaixo, que está em formato PDF. 

Lista de exercícios Enem - Humanas

1.4 MB
Baixar Arquivo

Ao todo, o conteúdo exclusivo possui 16 questões e os tópicos abordados são de Antiga e Medieval, cobrindo tanto conteúdos aprendidos em história como em filosofia. Já no que se refere a Geografia, a Gama Ensino foca na Geografia Física, que tem aparecido fortemente nos últimos anos na prova do Enem.

Tópicos em Antiga e Medieval

Em História:

Tradicionalmente, eram pouco cobrados, mas nos últimos 5 anos (entre as várias provas do Enem, seja aplicação regular, PPL, Libras etc.) houve um crescimento exponencial: foram 23 questões (para se ter um parâmetro de comparação a maior taxa de questões por módulo foi 32). 

Isso faz com que tenha 13,61% de relevância, o que caracterizamos como média alta com potencial de crescimento também na edição 2022 do exame. No entanto, essa temática, pelo viés da História, 'cai' de forma muito semelhante que pode ser dividida em três grupos:

>>> Questões sobre as estruturas políticas que surgiram na Antiguidade e são sobreviventes até a Modernidade ou Contemporaneidade (democracia, república, império etc.);

>>> Questões sociais relacionadas aos modos de produção (escravidão ou servidão) e/ou desigualdade ou assimetria social (servos vs. senhores; patrícios vs. plebeus; cidadãos vs. não cidadãos; bárbaros vs. grego/romanos);

>>> Alguns pontos específicos de Medievo (cristianismo, peste, cruzadas, formação da burguesia e consolidação dos Estados nacionais).

Em Filosofia:

O assunto pelo viés filosófico também é bastante abordado. Nos últimos cinco anos, 30 questões sobre pensadores antigos foram cobradas, perfazendo 14,63% de relevância do assunto entre as matérias de Filosofia e Sociologia. 

No que tange ao módulo, Antiga tem prevalência sobre Medieval. Nesse sentido, os estudantes são convidados a revisar principalmente a posição e a inter-relação entre três pensadores: Sócrates, Platão e Aristóteles

Tópicos em Geografia Física

Este é um conteúdo tradicional da prova de Humanidades e também é o terror do estudante de nível médio. Nos últimos anos, foram 44 questões envolvendo diferentes aspectos de Geografia Física, perfazendo uma relevância de 20,28%, o que configuramos como de alta relevância. No entanto, o aluno pode focar em três aspectos que são os mais cobrados: Hidrogeografia, Climatologia e Biogeografia.

De forma geral, isso significa dizer que exercícios sobre água, ciclo hidrológico e recursos hídricos são sempre recorrentes. Ademais, aspectos de clima, de massas de ar e de elementos ou fatores climáticos também são significativos.

Acessoriamente, a questão ambiental e os fenômenos naturais modificados pela ação do homem no planeta - na interface entre Geografia, Química e Biologia por exemplo - podem ser cobrados relacionados a Geografia Física.

Reveja abaixo a live sobre Ciências Humanas

Para ajudar os estudantes, as lives transmitidas pelo Folha Vitoria ficam disponíveis para aqueles que não viram ou que desejam rever o conteúdo. 

Por meio de uma parceria entre o jornal online Folha Vitória, a Gama Ensino e a Anole, listas de exercícios também serão disponibilizadas gratuitamente para os candidatos. 

ENEM: PROVAS NOS DIAS 21 E 28 DE NOVEMBRO

Ao todo, 76.814 capixabas se inscreveram e estão aptos a realizar o Enem em 2021. As provas, tanto na versão impressa como na digital, estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro.

As provas terão 180 questões de múltipla escolha aplicadas em dois domingos consecutivos. As perguntas objetivas são divididas em quatro áreas de conhecimento: ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Pontos moeda