Geral

Inmet emite alerta de chuvas intensas para as 78 cidades do ES

O alerta foi emitido na manhã desta terça-feira (30). O aviso é válido das 22h de hoje até às 10h de quarta-feira (01)

Foto: Marcelo Pereira / Folha Vitória

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã desta terça-feira (30) um alerta amarelo para chuvas intensas em várias cidades do Espírito Santo. O aviso começa a valer a partir das 22h de hoje até esta quarta-feira (01), às 10h.

A previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Ainda segundo o Inmet, os ventos serão intensos podendo alcançar até 60 km/h. O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é baixo.

Veja os municípios contemplados pelo alerta de perigo potencial:

Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves,  Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivacqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo;
Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Governador Valadares, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui;
Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha, Vitória.

Orientações Inmet:

A orientação do Inmet é de que em caso de rajadas de vento as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois existe um risco leve de queda e descargas elétricas. Também é importante não estacionar os veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também deve-se evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de dúvidas, mais informações devem ser buscadas com a Defesa Civil no número 199 e Corpo de Bombeiros, no telefone 193.




Pontos moeda