Geral

Tecnologia 5G: Vitória deverá contar com internet mais ágil

O prefeito Lorenzo Pazolini assinou na tarde desta quinta-feira (25) um Projeto de Lei para a implantação da nova tecnologia. Agora o PL segue para votação na Câmara Municipal

Foto: divulgação PMV

Uma nova estrutura promete estabelecer uma conexão mais acelerada com potencial maior de processamento e transmissão de dados, além de estabilidade de rede, com capacidade de sustentar conexões simultâneas. 

Um Projeto de Lei foi assinado na tarde desta quinta-feira (25) pelo prefeito Lorenzo Pazolini e agora segue para votação na Câmara Municipal. O objetivo é desenvolver a infraestrutura adequada para a oferta de internet no formato 5G que permitirá uma conexão mais rápida na Capital.

O PL vai atualizar a Lei Municipal 8797/2015, que dispõe sobre a instalação das estações de telecomunicações em Vitória, mas que não está adaptada à legislação nacional.

O secretário de Governo e de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), Marcelo de Oliveira, destacou que a implantação da tecnologia 5G vai fazer parte de uma grande revolução industrial.

"A internet 5G que é a nova geração de internet, além de permitir a transmissão de dados simultâneos em uma velocidade de quase 100 vezes maior da que nós temos atualmente, ela também vai fazer uma grande revolução industrial. Uma vez que as pessoas estão conectadas, mas com internet 5G e com essa possibilidade de transmissão de dados, os equipamentos e os produtos terão interação com as pessoas".

Secretário diz que nova tecnologia vai melhorar a aparência da cidade de Vitória 

"A tecnologia que está sendo usada para a transmissão desses dados na quinta geração da internet, tem a possibilidade de fazer a transmissão de forma rápida e de um impacto urbanístico e ambiental muito menor. Ou seja, essas antenas precisam ter um número maior, mas o tamanho delas de dimensionamento é menor. Assim, acreditamos que essa tecnologia vai melhorar a questão paisagística da cidade", explicou ele.

O prefeito da Capital, Lorenzo Pazolini, explicou que o PL vai facilitar o processo de instalação das estruturas adequadas para transmissão dos dados.

"O Projeto de Lei vai desburocratizar o processo de instalação das estruturas, prevendo, entre outras medidas, a dispensa da emissão de licenças municipais para a instalação, em área urbana, de infraestrutura de redes de pequeno porte. É um instrumento com potencial de incentivar a atração de negócios e, consequentemente de empregos", declarou o prefeito.

O grupo de trabalho desenvolveu o PL reunindo técnicos das secretarias municipais de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), Meio Ambiente (Semmam) e Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran).

Pontos moeda