Geral

Enem 2022: saiba como usar sua nota para entrar na graduação

De financiamento estudantil a oportunidade fora do país, o Enem vai muito além de um simples exame

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Iniciado no último domingo (13) e encerrado neste domingo (20), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é mais que uma avaliação, trata-se do maior exame de acesso ao ensino superior do país. 

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

As notas obtidas no Enem podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições públicas e a bolsas de ensino e financiamento em instituições privadas. Além disso, o Enem também é utilizado na seleção para universidades estrangeiras.

Sisu

No topo da lista de principais programas federais de acesso à educação superior está o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema direciona estudantes para vagas em universidades federais e demais instituições públicas de ensino superior.

Para concorrer às vagas, os candidatos não podem ter zerado a redação. Geralmente, o Sisu é aberto em dois momentos do ano, a primeira etapa costuma ocorrer nos primeiros meses do ano após a aplicação do Enem.

ProUni 

Em contrapartida, o Programa Universidade para Todos (ProUni) seleciona candidatos para concorrerem à bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior

Neste programa, as bolsas podem ser integrais, custeando 100% da mensalidade, ou parciais, com 50%. É preciso também não ter zerado a redação do Enem e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas.

Para concorrer às bolsas integrais do ProUni, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

O Sisu também é direcionado a professores da rede pública, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. 

Nesses casos, para obter a bolsa não é aplicado o limite de renda exigido aos outros candidatos. Assim como o Sisu, o ProUni conta com duas edições anuais. Os estudantes que fizeram o Enem 2022 poderão concorrer às bolsas do ProUni 2023. O ProUni geralmente ocorre após o Sisu.

Fies

Pensando na vida econômica dos futuros acadêmicos, a nota do Enem também pode ser uma chave de acesso para a obtenção de créditos para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece condições mais atrativas que as disponíveis no mercado.

Além dos processos seletivos, conduzidos pelo governo federal, as instituições de ensino públicas e privadas têm liberdade para usar as notas dos candidatos em processos próprios. Os estudantes podem checar nas instituições onde têm interesse em estudar quais são os critérios adotados.

Instituições estrangeiras

Os estudantes que realizaram o Enem também podem concorrer a vagas em instituições de ensino estrangeiras. Atualmente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem convênio com 51 instituições de ensino em Portugal

Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas. A lista das instituições está disponível no portal do Inep.

* Com informações do Portal R7

Pontos moeda