Geral

Grande Vitória registra quase 50 quedas de árvores durante as chuvas; 30 foram na capital

No Convento a queda de árvore obstruiu o acesso de veículos no início da manhã. Equipes já atuaram para a remoção

Foto: Fabiano Mazzini
Queda de árvores em Vila Velha

Além de pontos de alagamento e congestionamentos no trânsito, as fortes chuvas que atingem a Grande Vitória desde a tarde deste domingo (27), está causando outro problema: a queda de árvores. Somente em Vitória, foram 30 ocorrências registradas do tipo.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória, há registros de quedas de árvores em diversos bairros, sendo a maioria em Jardim da Penha e Maria Ortiz, Veja a lista completa:

Jardim da Penha: 6
Santa Lúcia: 1
Morada de Camburi: 2
Santo Antônio: 2
Parque Moscoso: 1
Pedra da Cebola: 1
Santos Dumont: 1
Maria Ortiz: 6
Bairro República: 1
Forte São João: 1
São Benedito: 2
Parque Fonte Grande: 1
Ilha do PrÍncipe: 2
Mario Cypreste: 1
Ilha do Frade: 2

Uma das árvores que caiu em Santo Antônio, ocorreu na Praça da Bandeira. A planta caiu sobre um veículo estacionado, provocando estragos. A queda derrubou cabos da rede elétrica De acordo com moradores, a árvore é antiga.

A secretaria informou ainda que seis equipes estão percorrendo a cidade para atender os chamados, fazer a retirada dos exemplares arbóreos e desobstruir as vias. Ocorrências podem ser informadas pelo Fala Vitória 156.

Em Cariacica, a Defesa Civil informou que foi acionada para atender a ocorrência de uma árvore que caiu sobre uma casa e um muro, na rua Muriaé, no bairro Santa Rosa, próximo a Flexal. O órgão já está no local.

Nas últimas 24 horas era esperado chover 23 milímetros, mas o registro até o momento é de 60 milímetros. A Defesa Civil de Cariacica está de prontidão para atender as ocorrências que se intensificam em períodos chuvosos, além de realizar monitoramento das áreas de risco 24 horas por dia. Para acionar o órgão, os munícipes podem entrar em contato pelo número 98831-6000 ou 199.

Na Serra, em 12 horas, foram registrados cerca de 150 milímetros de chuva no município, e pontos de alagamento em Jacaraípe, Bairro das Laranjeiras, e parte da ES 010.

Em Laranjeiras, houve queda momentânea de energia, também há registros de destelhamentos. A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Serviços da Serra estão trabalhando para remover árvores que caíram em Mata da Serra, Manguinhos, Praia de Carapebus, Jacaraípe, Barcelona, Jardim Atlântico, Jardim Tropical e Chácara Parreiral.

Nenhuma família está desabrigada. Para atendimento 24 horas, ao menor sinal de risco, o morador deve acionar a Defesa Civil no telefone 99938-9500, que funciona 24 horas.

Em Vila Velha, a prefeitura informou que o volume de chuva registrado em 24 horas foi de 40.2mm. Houve queda de árvores no Convento da Penha, Parque de Cocal e Olaria. No Convento a queda de árvore obstruiu o acesso de veículos no início da manhã. Equipes já atuaram para a remoção.

Há registros de pontos de alagamentos nos bairros Nossa Senhora da Penha, Ibes, Santa Inês e Cobilândia. As equipes de limpeza da Secretaria de Serviços Urbanos de Vila Velha recolheu 10 toneladas de lixo em canais entre sábado e domingo.

Pontos moeda