Dino (divulgador de notícias)

Geral

Profissionais da indústria recebem capacitação para otimizar processos básicos

Empresa de tecnologia oferece webinar gratuito, que mostrará de maneira prática em um software ERP os recursos essenciais para as pequenas fábricas

Foto: Divulgação/DINO

Empresa de tecnologia especializada no segmento industrial oferece capacitação gratuita e online no dia 17 de novembro, às 10 horas. O webinar “Controles fundamentais para ter uma indústria lucrativa” é voltado para lideranças e demais profissionais de fábricas de todo o país, além de universitários de cursos afins, como engenharias. 

Serão abordados os tópicos considerados essenciais para que uma indústria de pequeno a médio porte seja mais produtiva e lucrativa com o apoio da digitalização dos seus processos básicos e tomada de decisão. Controles digitalizados para os setores de produção, compras, financeiro e estoque, dentre outros, serão apresentados, ao vivo, de forma prática dentro de um sistema ERP. Para se inscrever, o interessado deve acessar o site para receber o link da transmissão.

De acordo com o especialista que facilitará a capacitação, o engenheiro Thiago Leão, realizar uma gestão eficaz dos controles mais fundamentais é o que vai fortalecer a empresa para se expandir dentro de um mercado competitivo e dinâmico, como o da indústria atual. “Ainda é comum na pequena fábrica que o controle adequado não alcance nem o circuito básico do bom gerenciamento, o que pode deixar o negócio com a saúde comprometida”, destacou Thiago. 

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) identificou que, em 2021, 69% das indústrias brasileiras usavam alguma tecnologia digital dentre as 18 categorias analisadas. Ainda que seja um movimento lento da transformação digital na indústria do país, representa um aumento de 21% em 5 anos. 

Conforme outro estudo, “A Indústria 4.0 e a Pandemia”, realizado pela FSB Pesquisa, em 2020, as tecnologias mais adotadas pelas fábricas brasileiras pesquisadas foram “computação em nuvem”, “sensores” e “softwares de gestão avançada da produção”, com 52%, 36% e 33% de adoção, respectivamente. O mesmo levantamento identificou que 27% das indústrias se consideravam muito atrasadas e, 25% delas, como atrasadas em relação ao mercado quanto ao movimento da indústria 4.0. Cruzando as informações, o total de 56% das indústrias adotaram pelo menos 1 tecnologia e inovaram durante a pandemia do Covid-19. 

Para o engenheiro, buscar a melhoria contínua dos processos com máxima eficiência deve ser um dos principais objetivos de um gestor: “A evolução das soluções e rotinas da fábrica precisa acontecer para que a marca se estabeleça neste ramo e os resultados sejam maximizados”, destacou.

Pontos moeda