Geral

Estudantes chegam para 2º dia de provas do Enem

Portões dos locais de prova foram fechados pontualmente às 13h, pelo horário de Brasília. A aplicação do exame começa às 13h30

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Cerca de 73 mil de estudantes podem fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio neste domingo (12). Os portões dos 165 locais de aplicação no Espírito Santo foram abertos por volta de 12h. Antes disso, muitos estudantes já aguardavam na porta para não perder o horário.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O exame é aplicado em 2.634 salas em 38 municípios capixabas. Nesta tarde, os estudantes respondem a 45 questões de Matemática e outras 45 de Ciências da Natureza.

Apesar do calorão que quase 40ºC na Grande Vitória, muitos candidatos chegaram aos locais de prova ao lado dos pais.

A Lara Vitória Cardoso, de 17 anos, por exemplo, chegou na faculdade particular em Vitória em que fará a prova, acompanhada do pai e da mãe. 

LEIA TAMBÉM: Enem: 2º dia de provas tem corrente de oração e distribuição de abraços

Ela está fazendo a prova como treineira para que, no próximo ano, possa estar mais preparada para tentar ingressar no curso de Psicologia da Ufes. A jovem está cheia de expectativas.

"O primeiro dia, por ser treineira, foi relativamente tranquilo. Foi uma prova bem diferente das anteriores, ela foi mais interpretativa do que conteudista e eu gostei bastante do tema da Redação. A expectativa para esse segundo dia é dar o melhor de mim, para ter confiança para o ano que vem", contou. 

Os portões dos locais de prova foram fechados pontualmente às 13h, pelo horário de Brasília. A prova tem início às 13h30 e termina às 18h30.

Para fazer o exame, é obrigatório ter caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e documento de identificação com foto, físico ou digital. Também é aconselhável o cartão de confirmação de inscrição, onde figura o local de prova do participante.

LEIA TAMBÉM: Folha Vitória transmite ao vivo correção dos gabaritos do Enem

Os cerca de 21 mil candidatos do Estado que não compareceram no último domingo (05), quando foram aplicadas as provas de Redação, Linguagens e Ciências Humanas, podem fazer as provas de hoje como treineiros ou solicitar a reaplicação, que acontece em dezembro. Para a reaplicação, no entanto, é preciso atender aos critérios previstos no edital.

Ao todo, quase 4 milhões de pessoas se inscreveram para fazer o Enem este ano no país. O exame em é considerado a principal forma de ingresso no ensino superior no Brasil.

LEIA TAMBÉM: Enem 2023: confira o gabarito extraoficial das provas do 1º dia

Após o término da aplicação das provas deste domingo, o Folha Vitória transmite ao vivo a correção da prova. Na live, que começa às 18h, os professores do Descomplica comentam e respondem as 90 questões do exame.

Pontos moeda