Geral

Serra entrega pacote de obras e anuncia programação para festas de fim de ano

Estão previstos eventos para celebrar o Natal e o ano novo, além de homenagens a Nossa Senhora da Conceição e São Benedito. Município também se prepara para receber turistas no verão

Audifax anunciou a programação para o fim de ano e verão na Serra e a entrega de obras para a população Foto: Divulgação/Prefeitura

Preparando-se para receber no município os turistas para o próximo verão, a Prefeitura da Serra divulgou, nesta quarta-feira (02), a programação das festas de fim de ano e os eventos previstos para os primeiros dias de 2016. Além disso, a prefeitura anunciou um pacote de obras para atender a população do município.

Prestes a completar 459 anos, na próxima terça-feira (08) - dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município -, a Serra também terá uma programação para comemorar a data. No sábado (05), em Serra-Sede, terá início a festa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que será realizada até terça-feira. O evento contará com diversas atividades religiosas e culturais, além de bazar e comidas típicas, e se encerrará com show de Flávia Dornelas.

Já as homenagens a São Benedito começam no próximo dia 13. Entre outros eventos, a programação contará com missas, cortejos, desfiles, apresentações de bandas de congo e de outros grupos musicais, além da tradicional fincada do mastro de São Benedito, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

Para celebrar o Natal no município, haverá a Cantata de Natal, no Parque da Cidade. O local conta com a maior árvore natalina do Estado, de 45 metros de altura, que equivale a um prédio de 15 andares.

Já no Reveillon, estão previstos oito minutos de queima de fogos, nos balneários de Jacaraípe e Manguinhos. De acordo com a prefeitura, serão disponibilizados 20 banheiros químicos durante a virada de ano. Já no verão serão 12 banheiros espalhados nas ruas do município.

Durante a estação, a orla da Serra será interditada aos sábados e domingos, para a Rua da Saúde e Lazer. As intervenções ocorrerão entre 26 de dezembro e 07 de fevereiro, no horário de 07 às 15 horas.

De acordo com a prefeitura, as atividades em saúde/esportivas e recreativas, no projeto verão, serão realizadas através de módulos de orientação, distribuídos em quatro pontos do município: Praia de Jacaraípe, Parque da Cidade, Praia de Manguinhos e Praia de Bicanga. Nesses locais, serão realizadas aulas de Zumba, ginástica localizada, orientação ao exercício, avaliações físicas, oficinas de surf, bodyboard, capoeira, torneio de futebol de furingo, entre muitas outras atrações.

Ainda com relação à programação de verão na Serra, nos dias 29 e 30 de janeiro será realizado o evento Verão Com Jesus, na Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe. Já os shows nacionais previstos para acontecer no município durante o período ainda estão em discussão, segundo a prefeitura. 

De acordo com o prefeito Audifax Barcelos, a definição dos shows nacionais previstos para janeiro deve ocorrer em dez dias. As apresentações serão realizadas em Manguinhos, Jacaraípe e Nova Almeida.

Serviços

Durante coletiva realizada nesta quarta-feira, a Prefeitura da Serra também anunciou uma série de medidas que visam melhorar a qualidade de vida dos moradores do município. Entre as ações, estão previstas a limpeza de valões, melhoria na iluminação de vias públicas e serviços de limpeza intensificados.

A prefeitura anunciou ainda a entrega de obras visando a melhoria da infraestrutura do município, como as do Rio Jacaraípe e da Praça Encontro das Águas. Também estão previstos a drenagem e pavimentação no Bairro das Laranjeiras, recapeamento da Avenida Ártica e em Castelândia, além da implantação de galeria no Córrego do Limão.

"É importante destacar a entrega das obras na Praça Encontro das Águas e no Rio Jacaraípe, que já são aguardadas há bastante tempo pela população. No Rio Jacaraípe estão sendo feitas intervenções de nova pista de rolamento, calçadão, iluminação e paisagismo. Além disso, a qualidade da água do rio melhorou bastante", destacou o prefeito.

Para atender aos visitantes do município, será realizada a capacitação de profissionais ligados à área de turismo. Além disso, 80 novos guarda-vidas começam a atuar em 20 pontos da orla da Serra, a partir do próximo dia 18.

Segurança

A prefeitura anunciou também que continuará fiscalizando o horário de fechamento de bares e outros estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, conforme lei municipal. Com relação ao disque-silêncio, a Prefeitura da Serra informou que os fiscais do município começarão a utilizar aparelhos de medição de ruídos, conhecidos como decibelímetros.

Segundo Audifax Barcelos, a prefeitura solicitou à Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) o reforço do policiamento no município durante o verão. O prefeito ressaltou que a cidade deverá ter mais 100 policiais militares nas ruas, conforme teria prometido o secretário André Garcia.

"É uma situação que não está no nosso controle, mas, como representantes do município, fizemos a solicitação de mais de 100 policiais nas ruas e esse reforço nos foi garantido pelo secretário. Já percebi que houve um aumento do policiamento no Parque da Cidade. Espero que até o verão outros pontos da cidade também contem com esse reforço", frisou.

Pontos moeda