Geral

BC do Canadá deixa taxa de juros inalterada em 1,00%

Redação Folha Vitória

Ottawa - O Banco do Canadá (BoC, na sigla em inglês) deixou sua taxa básica de juros inalterada em 1,00% nesta quarta-feira e alertou que irá sinalizar futuras elevações à medida que as condições econômicas subjacentes continuem a melhorar.

O banco central canadense disse, em comunicado, que a economia está se desenvolvendo como o previsto em suas perspectivas. O crescimento do emprego "tem sido muito forte e os salários mostraram alguma melhora", afirmou, observando que indicadores apontam que a folga no mercado de trabalho está "diminuindo". As medidas de inflação subiram nos últimos meses, refletindo a absorção da mão de obra e capacidade de produção. E, de acordo com a autoridade monetária, os dados comerciais desta semana garantiram que o crescimento das exportações será retomado e contribuirá para o crescimento do paós após um declínio acentuado no terceiro trimestre.

"Embora as taxas mais elevadas provavelmente sejam necessárias ao longo do tempo, o conselho do banco central continuará a ser cauteloso, guiado por dados recebidos na avaliação da sensibilidade da economia às taxas de juros, pela evolução da capacidade econômica e pela dinâmica do crescimento salarial e da inflação", afirmou o BoC. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda