Geral

Santa Casa de Cachoeiro utiliza método dos EUA e Europa para reduzir infecção hospitalar

Os funcionários passaram por um treinamento para de adequar ao novo método, que é a antissepsia das mãos e antebraço para a equipe cirúrgica, com o uso de solução alcoólica

Para reduzir o índice de contaminação no hospital, a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro está investindo em um método utilizado na Europa e nos Estados Unidos. O projeto foi desenvolvido em parceria pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da Santa Casa e do Hospital Unimed.

O projeto inovador é para a antissepsia das mãos e antebraço para a equipe cirúrgica, com o uso de solução alcoólica. Desta forma, não há mais a necessidade de lavagem com produtos bactericidas antes dos procedimentos.

“Após criteriosa revisão da literatura nacional, concluímos que evidências científicas irrefutáveis, comprovam que a utilização de solução alcoólica Waterless é superior ao secular ritual cirúrgico da preparação das mãos no pré-operatório”, afirma a enfermeira Bruna Daré.

A nova estratégia foi implantada no hospital em novembro deste ano. Para ensinar o uso correto do aparelho, a equipe do setor realizou um dia de treinamento.

Pontos moeda